Mundo

Casamento homossexual é proibido na Croácia após referendo

casamentocasamento bigA Croácia aprovou, em referendo, uma emenda à Constituição para definir o casamento como uma união entre um homem e uma mulher. Com esta decisão, o casamento homossexual passa a ser proibido por ser inconstitucional.

O casamento homossexual vai ser inconstitucional na Croácia. Ontem, uma maioria de 65 por cento aprovou, em referendo, uma emenda à Constituição para definir o que é um casamento: uma união entre um homem e uma mulher.

Com este resultado, influenciado pela forte presenta da Igreja católica, o casamento homossexual vai ser proibido por ser inconstitucional, uma vez que não respeita as premissas definidas pela emenda: o casal tem de ter uma pessoa de cada género.

O referendo foi promovido por iniciativa dos partidos conservadores da oposição e contou com uma forte intervenção por parte da Igreja. Para o primeiro-ministro, da área do centro-esquerda, a votação foi “aberrante” e o resultado foi “triste”. “Espero que seja a última vez que tenhamos de organizar um escrutínio desta forma sobre estas questões”, desabafou Zoran Milanovic.

Eugen Pusic, ativista pelos direitos dos homossexuais, lamentou que a oposição conservadora tenha “recorrido a métodos democráticos para ameaçar os valores fundamentais da democracia”.

Para o HDZ, o principal partido da oposição (de direita), “não se trata de ameaçar os direitos dos outros, mas de manter o direito a ser quem nós somos”. “Infelizmente, para isso temos de introduzir na Constituição uma coisa que, à partida, seria natural”, justificou Tomislav Karamarko.

Em destaque

Subir