Nas Notícias

Vídeo: A luta contra o cancro, literalmente

luta contra o cancro Em quatro países há crianças que lutam, literalmente, contra o cancro, graças às artes marciais. Elimelech Goldberg tem incentivado os mais pequenos a darem porrada na doença e explica o motivo: “Nós ensinamos as crianças a controlar a dor e a sentirem-se poderosas”.

Em EUA, Canadá, Itália e Israel há crianças que espancam o cancro. Nunca a luta contra a doença foi tão literal como na ‘Kids Kicking Cancer’, uma organização não governamental fundada em 1999 por um rabino.

Elimelech Goldberg trabalhava há vários anos com menores doentes e, um dia, teve uma epifania para minorar as dores e o desconforto provocados pelos tratamentos médicos, em especial a quimioterapia.

Sendo especialista numa arte marcial (é cinturão negro em Choi Kwang-Do), o rabino convidou uma criança com cancro para um treino focado na respiração. Nessa sessão, a enfermeira conseguiu remover uma agulha sem que o paciente sequer se apercebesse.

“Quando as crianças são diagnosticadas com cancro ou qualquer outra doença grave perdem o sentido de que estão a controlar as suas vidas. Elas são estimuladas, acarinhadas e tocadas, mas muitas vezes continuam a medo. Nós ensinamos as crianças a controlar a dor e fazemos com que se sintam poderosas”, justificou Elimelech, citado no site da organização.

Em destaque

Subir