Mundo

Vídeo: 80 crianças rapam o cabelo solidárias com amiga com cancro

Marlee Pack, uma menina de 9 anos com um cancro, tem também colegas de turma que são mais do que colegas de turma. São verdadeiros amigos. Veja o vídeo com uma iniciativa incrível, no regresso à escola.

Há um ano, contava 8 anos de vida, Marlee Pack enfrentou o maior desafio da sua vida. Foi-lhe diagnosticado um rabdomiossarcoma alveolar, um cancro agressivo, que a obrigou a 40 semanas de quimioterapia, com os efeitos que se conhecem.

Esta norte-americana, estudante da Meridian Elementary School de Broomfield, no Colorado (EUA), pensou que iria regressar à escola e iria ser gozada, mas foi surpreendida. “Pelo contrário. Só me ajudaram”, conta.

Com a ajuda de um professor, Jody Hempelmann, nasceu uma iniciativa notável, chamada ‘Seja bravo, seja corajoso, fique careca’. O objetivo era, claro está, ficar com a aparência de um doente oncológico, para facilitar a integrar da menina.

A ideia inicial surgiu por iniciativa da sua melhor amiga, Cameron McLaughlin, que iria cortar parte do seu cabelo para o doar a Marlee. Mas esse ato generoso agigantou-se.

A adesão à iniciativa solidária foi tremenda, com 80 alunos, três professores e diretores a raparem o cabelo. Alguns fizeram-no em casa, outros num palco da escola, perante um sorriso de Marlee.

Marlee viu ser-lhe diagnosticado o rabdomiossarcoma alveolar, há um ano. Desde então, foi submetida a um tratamento longo e doloroso. O regresso à escola foi uma surpresa.

Segundo a professora Erin Dupper, os meninos que raparam o cabelo fizeram-no “porque não queriam ver a Marlee triste”. E quiseram transmitir uma mensagem de “confiança e coragem”.

A mãe é o símbolo da gratidão, numa altura em que tenta esquecer um período duro de tratamentos. “Ela passou por tanta coisa no ano passado… Este evento permite que fique mais confiante e feliz. Como mãe dela, só me posso sentir do mesmo modo”, diz Shelly Pack.

Mas não é tudo. Todo o cabelo reunido com esta iniciativa foi doado à Fundação do St. Baldrick, uma organização sem fins lucrativos que levanta fundos para a investigação do cancro infantil e que transforma cabelo em dinheiro.

E assim foram angariados cerca de 25 mil dólares (mais ou menos 20 mil euros) que foram doados àquela fundação.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir