Desporto

Venceu torneio de golfe e não recebeu prémio… por ser rapariga

Emily Nash tem 16 anos e uma única paixão, o golfe. A adolescente, natural de Massachusetts, venceu este fim de semana um torneio regional de golfe, com menos quatro tacadas que o segundo classificado. Apesar dos resultados, a estudante do ensino secundário não recebeu o prémio porque, segundo as regras, as raparigas não podem competir individualmente nestas competições.

Para além do troféu, o vencedor do torneio garantiria a presença no campeonato estatal. Emily mostrou perceber a existência de regras, mas não escondeu a desilusão pelo sucedido.

“Fiquei desiludida, mas percebo que há regras. Eu acho que as pessoas não esperavam que isto acontecesse, por isso não souberam reagir. Não estou chateada com a Associação, mas claro que fiquei desiludida”, conta Emily ao jornal Worcester Telegram & Gazette.

Em causa está uma regra da Associação Atlética Interescolar do Massachusetts, que defende que as raparigas apenas podem participar neste tipo de competições quando estão inseridas numa equipa, nunca individualmente.

Há vários especialistas em golfe que entretanto criticaram a regra da associação. TJ Auclair, um redator da Academia profissional de Golfe Norte-Americana escreveu, no Telegram & Gazette, que “esta regra parece que foi criada em 1917”.

 

Em destaque

Subir