Nas Notícias

Veado ‘às compras’ numa loja no Brasil

veado compras 210veado comprasUma fêmea de veado catingueiro entrou numa loja de materiais de construção, em São Carlos, no Brasil. As tentativas de captura provocaram pequenos ferimentos no casco, mas a veado acabou por ser capturada e, posteriormente, libertada numa fazenda.

Os funcionários e clientes de uma loja de construção no bairro Santa Felícia, em São Carlos, no estado brasileiro de São Paulo, foram surpreendidos na segunda-feira com a entrada de uma cliente invulgar: uma fêmea de veado catingueiro.

De acordo com testemunhas citadas pela Globo, o animal atravessou uma praça e uma avenida movimentadas antes de entrar no estabelecimento. “Como existe mato aqui em frente, a gente imagina animais como cobras, alguma coisa assim, mas um animal desse porte é inédito”, desabafou Roseli Matias, a proprietária da loja.

Os funcionários tentaram capturar a veado, mas o animal reagiu e acabou por se ferir, sem gravidade, num casco. Após o recurso a uma corda e a uma fita para prender as patas, os funcionários conseguiram cobri-la com um pano até chegarem os bombeiros, que asseguraram o transporte até ao Parque Ecológico.

Fernando Magnane, diretor do espaço, explicou o aumento de casos em que animais selvagens invadem território urbano: “um motivo é que estamos preservando muito mais a vegetação próxima a São Carlos, mas, por outro lado, as áreas mais distantes da cidade vêm sendo ocupadas pelo núcleo urbano, o que motiva os animais a se aproximarem”.

Após uma análise, que confirmou a não existência de ferimentos graves, os responsáveis pelo Parque Ecológico libertaram o animal na mata até este tranquilizar. Só depois a fêmea foi levada até uma fazenda da Embrapa, sendo libertada na mata.

Em destaque

Subir