Ralis

Dakar: Paulo Fíuza na terceira posição e Peterhansel mais perto de Nani Roma

OrlandoPauloFiuza 1OrlandoPauloFiuza 600A nona etapa do Rali Dakar provocou importantes alterações na classificação da competição de automóveis, depois de Carlos Sainz ter tido problemas mecânicos que promoveram Orlando Terranova e Paulo Fíuza à terceira posição e Stéphane Peterhansel ter ganho a tirada e ficado mais perto do líder Nani Roma.

O pó e a areia foram apenas parte das dificuldades que os concorrentes enfrentaram esta terça-feira no deserto chileno tanto mais que a passagem depois das motos e dos quados deixou o percurso bastante danificado.

Carlos Sainz acabou por ‘sentir na pele’ os rigores do terreno, já que a suspensão do seu Buggy SMG cedeu fazendo perder imenso tempo.

Este desaire do espanhol abriu caminho para que Terranova e Fiúza tirassem partido do seu quarto tempo na etapa, a pouco mais de 14 minutos de Peterhansel, e ascendessem à terceira posição, ao mesmo tempo que ganhavam mais de sete minutos ao seu principal adversário na classificação geral, o sul-africano Giniel De Villiers.

Ficou valorizada a excelente navegação de Paulo Fiúza numa etapa onde isso era bastante complicado, nomeadamente nas dunas, onde Dirk Von Zitzewitz, co-piloto de De Villiers, cometeu mais erros do que o português. O que acabou por relegar a equipa do Toyota para o quinto posto, ultrapassada também por Nasser Al-Attiyah, o segundo mais rápido do dia.

StephanePeterhansel e9 600

Já Stéphane Peterhansel ganhou uns massivos 11 minutos e 35 segundos a Nani Roma. Com isso o francês encurtou para pouco mais de uma dúzia de segundos a diferença que o separa do seu rival espanhol.

Classificação

1.º Nani Roma/Michel Périn (Mini) 34h15m37s
2.º Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini) + 12m10s
3.º Orlando Terranova/Paulo Fíuza (Mini) + 54m33s
4.º Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz (Mini) + 59m46s
5.º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota) + 59m46s
6.º Krzysztof  Holowczyc/Konstantin Zhiltsov (Mini) + 3h00m03s
7.º Marek Dabrowski/Jacek Czachor (Toyota) + 3h20m47s
8.º Carlos Sainz/Timo Gottschalk (SMG) + 3h28m27s
9.º Christian Lavieille/Jean-Pierre Garcin (Haval) + 3h56m56s
10.º Adam Malysz/Rafal Marton (Toyota) + 3h57m32s

Em destaque

Subir