Nas Notícias

Urgências hospitalares evitam quase 25 mil atendimentos desnecessários com a Linha Saúde 24

saude24As urgências hospitalares tornaram-se as principais beneficiárias da Linha Saúde 24, que descongestiona quase 25 mil deslocações desnecessárias. Este número ajuda a que o balanço deste serviço telefónico, que hoje celebra o quinto aniversário, seja considerado positivo.

Por mês, as urgências hospitalares ficam descongestionadas em quase 25 mil atendimentos que seriam desnecessários. Tudo graças a um telefonema para a Linha Saúde 24, serviço que hoje completa cinco anos de existência e que permitiu racionalizar o atendimento nas urgências.

O número de ligações para o 808 24 24 24 tem vindo a aumentar gradualmente e, no primeiro trimestre de 2012, chegaram às 210 mil. “Da leitura que fazemos dos dados, o número de idas evitadas [às urgências] é de cerca de 20 mil a 25 mil por mês pelo facto de terem ligado para o Saúde 24”, adiantou o coordenador do serviço, o enfermeiro Sérgio Gomes.

Os dados registados ao longo dos cinco anos de serviço levam o coordenador a fazer um balanço positivo, tendo reforçado que a Linha Saúde 24 tem conseguido atingir os objetivos delineados, nomeadamente o aumento do acesso a cuidados de saúde e a redução das idas desnecessárias às urgências hospitalares.

Em destaque

Subir