Economia

Carga fiscal nacional em terceiro lugar nas subidas entre os membros da OCDE

dinheiroOs impostos subiram de tal forma em 2011 que Portugal entrou num ‘pódio’ indesejável: entre os 34 países membros da OCDE, o crescimento da carga fiscal nacional foi o terceiro mais elevado, aumentando 1,7 pontos e representando 34 por cento dos custos do trabalho.

A carga fiscal – a soma dos impostos sobre o rendimento e das contribuições para a Segurança Social – em Portugal subiu 1,7 pontos percentuais no ano de 2011, colocando Portugal num registo péssimo: foi o terceiro país, de entre os 34 que integram a Organização para a Cooperação e para o Desenvolvimento Económico (OCDE), onde estes encargos mais aumentaram.

Segundo o relatório elaborado pela própria OCDE, a carga fiscal representa já 39 por cento dos custos do trabalho. Assim, o valor pago em impostos e à Segurança Social está acima da média da OCDE, que é de 35,3 por cento. Para contrabalançar, o nível português ainda está bem distante Bélgica, que apresenta a maior carga fiscal de entre a OCDE (55,5 por cento), da Alemanha (49,8 por cento), da Hungria e da França (49,4 por cento).

O agravamento da carga fiscal só foi superado, em 2011, pelos registos da Irlanda, que ‘liderou’ com um aumento de 3,8 por cento, e da Hungria, que subiu 2,4 pontos percentuais. Na generalidade da OCDE aconteceu uma subida em relação a 2010, pois vários países aumentaram os impostos sobre os rendimentos para ajudar a tapar os défices orçamentais. Esta explicação, avançada pelo relatório da OCDE, aplica-se a Portugal, pois foi em 2011 que o Governo procedeu ao congelamento e eliminação de benefícios fiscais e à sobretaxa extraordinária sobre o subsídio de Natal.

O valor principal do relatório assenta nos dados de um trabalhador solteiro e sem filhos com receba o salário médio, cenário em que Portugal registou a subida de 1,7 por cento relativamento a 2010. A OCDE analisa ainda mais sete casos, tendo concluído que a carga fiscal aumentou mais de um por cento para a generalidade das famílias.

Em destaque

Subir