Educação

Universidade de Coimbra entre as instituições de ensino mais influentes do mundo

Universidade_Coimbra_Escolas_900Já são conhecidos os resultados do Wikipedia Ranking of World Universities (WRWU). A Universidade de Coimbra é a única universidade de língua portuguesa no top-100.

Wikipedia Ranking of World Universities coloca UC na 98.ª posição, entre as 100 instituições de ensino superior mais influentes no mundo.

A UC é a única instituição de ensino superior (IES) de língua portuguesa presente no top-100 deste ranking que publica a lista das 1025 universidades mais influentes, liderada pela University of Cambridge.

Esta iniciativa, desenvolvida por investigadores da Université de Franche-Comté e da Université de Toulouse, em França, recorre a uma metodologia baseada na análise estatística independente dos artigos publicados em 24 edições da Wikipédia.

Através da aplicação de três algoritmos (PageRank, 2DRank e CheiRank) foi assegurada uma análise matemática do conhecimento acumulado na Wikipédia associado às instituições de ensino superior, permitindo assim identificar as universidades mais influentes no mundo.

Os resultados obtidos têm um elevado nível de consistência com os que foram apresentados pelo ranking ARWU em agosto de 2015, comprovando assim a fiabilidade desta nova metodologia.

Considerando que os rankings universitários são habitualmente mais favoráveis às instituições que publicam em língua inglesa, os resultados agora obtidos pela UC são notáveis e ilustram a influência mundial desta universidade ao longo de mais de sete séculos de história.

“Esta avaliação vem reforçar o bom desempenho da Universidade de Coimbra nas edições de 2015 dos diversos rankings universitários internacionais”.

Além de marcar presença uma vez mais no top 500 dos mais conceituados (THE – Times Higher Education , ARWU – Academic Ranking of World  e QS WUR – QS World University Rankings ), a UC ficou ainda no top 150 da primeira edição do QS Graduate Employability Rankings (QS GER), tendo sido mesmo a melhor IES nacional.

Os resultados desta classificação foram divulgados em novembro de 2015, e são “particularmente promissores na avaliação das parcerias com potenciais empregadores, o que contribui para melhorar as oportunidades de emprego dos diplomados da Universidade de Coimbra”.

Mais partilhadas da semana

Subir