Nas Notícias

Universidade de Coimbra é Património Mundial da Humanidade, classifica UNESCO

universidade de coimbra unesco 1Universidade de CoimbraClassificação foi conhecida este sábado e reitor João Silva realça a importância da instituição no acréscimo de valor da vida cultural portuguesa. Secretário da Cultura fala em prestígio para o país, em particular para a zona centro do território nacional.

A Universidade de Coimbra, juntamente com as zonas da Alta Universitária e da Rua da Sofia, foi este sábado classificada como Património Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Esta classificação nasce de uma candidatura que começou a ser preparada em 1999.

João Silva, reitor da Universidade de Coimbra, fala no trabalho cultural que a instituição representa para o país: “É um reconhecimento do trabalho que Portugal tem na formação para todo o mundo”, afirmou.

Jorge Barreto Xavier, secretário de estado da cultura, adianta que esta classificação deve ser reconhecida para todo o país: “Não só realça a importância da Universidade de Coimbra, mas sim de todas as universidades portuguesas”, sublinhou à rádio TSF.

Já Paulo Portas, numa declaração emitida à agência Lusa, fala num momento feliz para Portugal: “É um grande dia. Vai ajudar Coimbra em várias áreas”, garantiu.

A UNESCO analisa por esta altura cerca de três dezenas de locais mundiais candidatos a Património Mundial da Humanidade. Além da Universidade de Coimbra, a organização atribui já a mesma classificação ao monte Fuji, localizado no Japão.

Em destaque

Subir