Economia

O unicórnio Feedzai: “Lisboa vai ser a Silicon Valley da Europa”

feedzai

O próximo unicórnio, uma startup capaz de valorizar até aos 1000 milhões de dólares, pode estar em Portugal. A Feedzai é uma das 50 empresas com maior potencial e crescimento ao nível europeu e tem a ambição de liderar em Lisboa, que “está a transformar-se na Silicon Valley da Europa”.

Entre as startups de agora que podem ser as gigantes tecnológicas de amanhã há uma made in Coimbra: a Feedzai, que opera na detecção de fraudes (na banca ou no comércio electrónico) em tempo real.

Uma lista elaborada pela Tech Tour, uma plataforma que junta empreendedores e investidores na área das novas tecnologias, juntou a empresa coimbrã, fundada em 2009, à lista de 50 potenciais unicórnios, ao lado de nomes já conhecidos a nível mundial como WeTransfer, SoundCloud e DataSift.

“Esta é a confirmação de que a tecnologia de excelência consegue atravessar fronteiras e de que Lisboa se está a transformar na Silicon Valley da Europa”, comentou o CEO e co-fundador da empresa, Nuno Sebastião, em comunicado.

O “único potencial unicórnio de Portugal presente na lista deste ano” tem a ambição de continuar a representar o país entre a elite das startups europeias, acrescentou Nuno Sebastião: “Estamos muito orgulhosos de representar o que de melhor a Europa consegue produzir”.

“O sucesso dos unicórnios que captam a nossa atenção são, na verdade, apenas a ponta do iceberg”, realçou o diretor da Tech Tour, William Stevens: “O ranking ‘Tech Tour 50’ aponta os holofotes às restantes empresas high-tech europeias com rápido crescimento. Desde 2006 que este ranking já ajudou a criar mais de 8000 oportunidades de trabalho e a atrair cerca de 3500 milhões de dólares de investimento, com uma valorização combinada estimada em 14.200 milhões de dólares”.

Na lista só aparecem empresas capazes de cumprirem elevados parâmetros de qualidade, quer ao nível das receitas (mais de 10 milhões de euros) e do financiamento (mais de 20 milhões de euros), quer nos critérios de gestão (como liderança de rankings do setor e o prestígio do conselho consultivo).

Entre os clientes da Feedzai, que analisa diariamente mais de 1000 milhões de dólares em transações e pagamentos, estão grandes bancos, empresas de mediação de pagamentos e retalhistas de todo o mundo.

Em destaque

Subir