Mundo

Um suspeito, poucas certezas, imensas dúvidas. E Maëlys Araújo continua desaparecida

O que aconteceu a Maëlys Araújo, a menina lusodescendente que desapareceu a 27 de agosto? Pouco se sabe e muito mais se desconfia. A única confirmação oficial é a existência de um suspeito, detido para interrogatório, libertado e agora detido novamente e colocado em prisão preventiva.

Eram três horas da noite entre 26 e 27 de agosto. Maëlys Araújo, uma menina de 9 anos que estava com a família num casamento em Pont-de-Beauvoisin (França), desapareceu.

Após as primeiras buscas, infrutíferas, a teoria do rapto ganhou força. Até porque um dos convidados do casamento estava ausente à mesma hora e, no dia seguinte, tinha o carro lavado. Considerado suspeito, o homem de 34 anos foi detido para interrogatório e presente a juiz de instrução. Era quinta-feira, mais de 24 horas passadas desde o desaparecimento da criança.

O suspeito “rejeitou ter cometido os factos”, tendo sido posto em liberdade. “Confrontado com os testemunhos, descobertas e resultados científicos, ele persistiu nas negativas”, explicaram as autoridades, sem indícios para manter o homem detido.

A única ‘prova’, a lavagem do carro para eliminar quaisquer vestígios da criança, foi desmontada pelo visado: ele pretendia vender a viatura.

Posto em liberdade nessa mesma quinta-feira, o homem foi detido logo no dia a seguir: a perícia ao carro levou à descoberta de restos de ADN de Maëlys Araújo, de acordo com o Dauphine Liberé.

Novamente inquirido, o suspeito negou o rapto, mas confirmou que a menina esteve no carro. Pretendia ver os cães, que o homem estava a passear durante uma ‘pausa’ nas celebrações do casamento. Um outro menino também entrou no carro para brincar com os cães, revelou depois o suspeito.

A explicação não convenceu as autoridades, pois os restos de ADN foram encontrados na parte de frente da viatura e não atrás, onde estavam os cães. E o homem ficou em prisão preventiva.

Um outro homem, também de 34 anos, foi detido e inquirido na quinta-feira, saindo em liberdade. Sobre esse, não sobraram quaisquer indícios comprometedores.

Foram inquiridos os cerca de 180 convidados do casamento, mais cerca de 70 pessoas envolvidas na festa ou que moram na vizinhança. As operações de busca no terreno já passaram das 40.

Desde 27 de agosto que Maëlys Araújo está desaparecida.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=GKB8251A685U

Em destaque

Subir