Mundo

Um sorriso de Mandela, ao receber os parabéns de Zuma

nelson mandela3nelson mandela510 1Segundo Jacob Zuma presidente de África do Sul, Nelson Mandela reagiu “com um sorriso”, quando recebeu os parabéns, nesta quinta-feira, dia em que Madiba completa o 95.º aniversário. “Disse-lhe ‘feliz aniversário’, ele reagiu, sorrindo”, declsarou Zuma, à saída do encontro com Mandela.

Nelson Mandela apagou hoje 95 velas, no hostpital onde se encontra internado há seis semanas, em estado crítico. O presidente sul-africano, Jacob Zuma, encontrou-se com o histórico símbolo da luta anti-Apartheid, para o felicitar por mais um aniversário.

“Foi um excelente momento, para mim, poder estar ao lado de Mandela, neste dia. Desejei-lhe ‘feliz aniversário’, ele reagiu, sorrindo”, contou o presidente de África do Sul, depois de abandonar a unidade de saúde. Zuma continua a manifestar otimismo na recuperação de Madiba, que permanece internado com a vida em risco.

Mandela nasceu em Mvezo, a 18 de julho de 1918. Graduou-se em advocacia, é um ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul, cargo que ocupou entre os anos 1994 e 1999. É unanimemente considerado o mais importante líder africano, sendo que o seu trabalho na luta pelos direitos Humanos foi reconhecido com a entrega do Prémio Nobel da Paz, em 1993.

Até ao ano de 2009, Nelson Mandela dedicara 67 anos da sua vida ao serviço humanitário. Em homenagem a este líder da história mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 18 de julho como o Dia Internacional Nelson Mandela, para valorizar a luta pela liberdade, justiça e Democracia, protagonizada por Mandela à escala local, mas com uma dimensão mundial.

Em destaque

Subir