Nas Notícias

Um problema de peso une Benfica, FC Porto e Sporting

Estando a terminar uma das épocas mais ‘quentes’ de que há memória, fora dos relvados surgiu algo a unir Benfica, FC Porto e Sporting. Os três grandes do futebol nacional juntaram forças para enfrentar um problema de peso.

Até sábado, Benfica, FC Porto e Sporting estão envolvidos, com mais 12 clubes europeus, no EuroFIT, um consórcio financiado pela União Europeia que procura as melhores ferramentas para lidar com os estilos de vida mais sedentários.

Nuno Gomes e Nené representaram o Benfica nesta iniciativa, com Semedo a participar em nome do FC Porto e o Sporting a apresentar Augusto Inácio.

Os três grandes envolveram 80 adeptos (por clube) que participaram num estudo, ao longo da época 2015/16, sobre o impacto do futebol na promoção de estilos de vida mais ativos em homens dos 30 aos 65 anos.

O estudo foi coordenado por Sally Wyke, investigadora da Universidade de Glasgow, com a participação dos clubes portugueses a ser coordenada por Marlene Silva, professora da Faculdade de Motricidade Humana.

Os adeptos foram “avaliados antes, no meio, no final e um ano após” o início das 12 semanas de programação, como explica Marlene Silva.

Para além de “usaram um acelerómetro que registou toda a atividade física feita”, os adeptos participantes realizaram “diários alimentares, análises ao sangue, viram avaliados os seus indicadores cardiometabólicos, preencheram questionários de bem–estar psicossocial e foram avaliados na sua atividade física”.

Os resultados estão a ser apresentados no Congresso Europeu da Obesidade, a decorrer desde ontem e até sábado, no Porto.

Para além de Benfica, FC Porto e Sporting,participaram Manchester City, Arsenal, Everton, Stoke City e Newcastle United (Inglaterra), PSV Eindhoven, FC Groningen, Vitesse e Ado Den Hag (Holanda), Stromsgodset, Valerenga e Rosenborg (Noruega).

“O objetivo da fase seguinte é ter, na época 2017/18, um programa–piloto em clubes que não receberão apoio financeiro, decorrendo atualmente o processo de seleção”, com dois emblemas por país, acrescenta a investigadora.

O desenvolvimento do programa European Fans in Training (EuroFIT) baseou–se em teorias sociológicas e motivacionais (neste caso, a lealdade ao clube de futebol local) para incentivar adeptos masculinos de futebol em quatro países europeus a iniciar e manter melhorias nos comportamentos relacionados com a atividade física, o sedentarismo e a dieta.

Em destaque

Subir