Nas Notícias

Um dos quatro vírus que provocam a dengue pode ser isolado e neutralizado

mosquitoUm dos quatro vírus responsáveis pela dengue foi isolado e neutralizado, numa investigação conduzida em Singapura. Segundo os cientistas, o anticorpo pode contribuir para a diminuição duma doença que pode afetar cerca de 2,5 biliões de pessoas.

Um estudo recente demonstrou que um dos quatro vírus responsáveis pela dengue pode ser isolado e, posteriormente, neutralizado. Com este avanço científico, estudado na Universidade Nacional de Singapura e publicado na Science Translational Medicine, a vacina contra esta doença, que se manifesta em áreas onde residem mais de 2,5 biliões de pessoas e é transmissível através de picadas de parasitas (como mosquitos), está mais perto de ser uma realidade.

Através duma proteína, os investigadores desenvolveram um anticorpo denominado 14c10. Para tal, foi necessário recolher 200 mil anticorpos, de 100 dadores portadores da dengue, cruzando com o registo de 100 pessoas que haviam recuperado da dengue de tipo 1 (DEN-1).

Aplicado o anticorpo a ratos de laboratório, estes não chegaram a contrair a dengue. Segundo o estudo, o 14c10 atua de imediato sobre as sobre as proteínas superficiais do DEN-1, matando o vírus antes deste ter conseguido infetar o organismo.

Agora, os investigadores vão tentar encontrar um anticorpo semelhante que atue sobre os restantes três tipos de vírus. Quanto ao 14c10, o objetivo passa por começar a ensaiá-lo em pacientes humanos. Atualmente, não existe cura efetiva para a dengue, com o protocolo a basear-se unicamente no alívio dos sintomas, os quais incluem febre alta, dores musculares e vómitos. Em certos casos, o alastramento da doença no organismo é capaz de provocar a morte do paciente.

Em destaque

Subir