Nas Notícias

Um detido entre as centenas de estudantes que protestaram junto ao Parlamento

manif estudantes genmanif bigO protesto dos estudantes em frente ao Parlamento terminou com um aluno detido pela PSP. O jovem atravessou as grades para, alegadamente, entregar uma Constituição aos deputados. Os cortes no ensino superior foram o motivo para a manifestação.

Várias centenas de estudantes do ensino superior manifestaram-se, esta tarde, contra os cortes previstos em sede do Orçamento de Estado. O protesto terminou com a PSP a deter um dos envolvidos: o aluno atravessou as grades que delimitavam a zona de protesto e avançou para a escadaria com um livro, que ficou caído após a detenção. Era, segundo os colegas, a Constituição da República.

De acordo com a Lusa, a PSP reforçou o dispositivo de segurança, concentrando-se nas escadarias. Em frente à Assembleia da República, os manifestantes exigiam a atenção do executivo gritando “Governo escuta, os estudantes estão em luta”.

Duas deputadas associaram-se ao protesto, tendo saído do Parlamento para se juntar aos estudantes. A manifestação de desagrado é “justíssima”, considerou a comunista Rita Rato: “é por isso que voltámos a propor o fim das propinas e o reforço da ação social escolar”. Maria Mortágua, do Bloco de Esquerda, salientou que “estes estudantes estão aqui hoje a manifestar-se contra um orçamento que nós consideramos que vai aniquilar o serviço público de educação e as universidades”.

Sofia Lisboa, uma das estudantes que organizou a manifestação, afirmou à Lusa ter conhecimento do abandono diário de aulas por alunos sem meios para pagar as propinas ou o passe para o transporte, enquanto outros não conseguem fazer três refeições por dia.

Em destaque

Subir