Cultura

UEFA castiga FC Porto por causa do fair-play financeiro

A UEFA aplicou uma multa de 700 mil euros ao FC Porto e só permitirá aos dragões a inscrição de 22 jogadores na próxima época nas competições europeias (ao invés de 25).

Em causa estão as regras do fair-play financeiro, situação que já vinha sendo acautelada pelos responsáveis portistas. Na época 2018/19 esse número subirá para 23, sendo que na época 2019/20 podem então sair do procedimento, se cumprirem as regras estabelecidas pela UEFA.

Recorde-se que o FC Porto estimava que a penalização financeira da UEFA poderia rondar o milhão de euros. Em comunicado enviado à CMVM, a SAD azul e branca admitiu igual penalização em anos subsequentes.

Nas reuniões com o órgão que gere o fair-play financeiro, a SAD portista esclareceu, recentemente, que “foram discutidas medidas tendentes ao equilíbrio orçamental da FC Porto SAD a 4 anos, i.e. reportado às contas até 30 de junho de 2020”.

Daí que “no âmbito desses contactos, poderão vir ainda a ser fixadas penalizações financeiras se o acima mencionado deficit não observar certos parâmetros, sendo que a FC Porto SAD não perspetiva que tais penalizações venham a ser superiores a um milhão de euros no ano corrente”.

Porém, “caso venham a existir relativamente a anos subsequentes, a FC Porto SAD não perspetiva que tais penalizações venham a ser superiores a um milhão de euros por ano nesses anos”.

A previsão de castigo confirma-se agora, ainda que por valores ligeiramente inferiores.

Em destaque

Subir