Tecnologia

Twitter ‘cede’ e disponibiliza sistema de anúncios idêntico ao Facebook

twitter new 1Rede social de microblogging apresenta esta semana uma nova ferramenta para os anunciantes. A partir de agora, é possível direcionar anúncios no Twitter para o público alvo pretendido.

Nasceu em 2006 e rapidamente, a par do Facebook, tornou-se numa das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo. Desde o início da sua criação e do seu crescimento, a plataforma dos 140 caracteres foi admirada e elogiada por não dar muita importância à publicidade.

Contudo, e porque os anos passaram e os tempos são outros, o Twitter apresentou esta semana o seu novo serviço de anúncios, em quase tudo idêntico ao Facebook. A grande diferença parece ser a nível visual, visto que os ‘tweets’ patrocinados podem ser vistos na própria timeline.

Na verdade, o site disponibiliza a ferramenta que os anunciantes por tanto aguardavam, a capacidade de filtragem de utilizadores. Assim, qualquer pessoa ou empresa que queira adquirir publicidade no Twitter vai poder direcionar a mesma para os utilizadores que lhe interessam.

O sistema identifica aquilo que cada um segue, juntamente com aquilo que cada um publica. Dessa forma, consegue perceber os interesses de todos. Posteriormente, essa informação é dada aos anunciantes, que terão um conjunto de filtros à disposição para fazer chegar os seus anúncios a quem realmente querem.

Esta plataforma está longe de ser revolucionária. Empresas como a Google e principalmente o Facebook já a utilizam nas suas redes sociais.

Com esta mudança, e segundo alguns analistas, estima-se que o Twitter duplique os lucros no espaço de dois anos, para cerca de 550 milhões de dólares. Este ano, a rede social ultrapassou os 500 milhões de utilizadores registados. O Brasil é um dos países que mais tem contribuído para esse aumento.

Por cá, os portugueses continuam a preferir o Facebook. Segundo dados da própria rede de Mark Zuckerberg, Portugal está perto dos quatro milhões e meio de utilizadores registados. Por todo o mundo, são já mais de 980 milhões.

Em destaque

Subir