Mundo

Turistas dos EUA vão ser julgados na Coreia do Norte por “atos hostis”

coreia jong un 210A Coreia do Norte anunciou que vai julgar dois turistas norte-americanos por “atos hostis”. Os arguidos são acusados de “crimes contra o Estado” como deixar uma Bíblia num quarto de hotel e por incidentes relacionados com um pedido de asilo político.

Dois dos três turistas norte-americanos detidos na Coreia do Norte, nos últimos meses, vão ser julgados.

Foi o próprio regime norte-coreano a avançar que Jeffrey Fowle e Matthew Miller realizaram “atos hostis que foram confirmados mediante os próprios testemunhos”, de acordo com a notícia da agência de notícias estatal, a KCNA.

Ambos serão julgados por “crimes contra o Estado”, embora não sejam precisados quais esses crimes.

A dupla foi presa durante viagens turísticas ao país, realizadas nos últimos meses. Na altura da detenção, em maio, foi avançado que Fowle, de 56 anos, terá deixado uma Bíblia no quarto do hotel.

Miller, de 24, foi detido em abril por, alegadamente, ter protagonizado um incidente ao passar pelos serviços de imigração. De acordo com as versões mais populares da imprensa norte-coreana, o norte-americano terá rasgado o visto de turista e apresentado um pedido de asilo político.

“As autoridades de Pyongyang realizam uma investigação sobre os suspeitos e fazem os preparativos para que compareçam ao tribunal de acordo com as acusações já confirmadas”, acrescenta o comunicado do Governo, divulgado pela agência de notícias.

A estes dois casos há que somar o de Kenneth Bae, o missionário também de nacionalidade norte-americana que foi detido, em novembro de 2012, julgado e condenado a 15 anos de trabalhos forçados por conduzir atividades religiosas no país.

Ao nível diplomático, as mediações terão de ser conduzidas pela Suécia, uma vez que os EUA e Coreia do Norte não têm relações diplomáticas. Os assuntos consulares norte-americanos são supervisionados pela embaixada sueca em Pyongyang.

Em destaque

Subir