Nas Notícias

TSU: Salários até 700 euros brutos poderão escapar ao agravamento da contribuição

passos coelho2Os ordenados até aos 700 euros brutos ainda poderão ser poupados ao aumento da Taxa Social Única (TSU). A concretizar-se, a medida afetará cerca de 800 mil trabalhadores, entre públicos e privados. Além disso, para rendimentos acima deste valor, o aumento da taxa deverá ser progressivo.

De acordo com o Correio da Manhã, esta alteração é dada como garantida. Segundo fonte governamental, para os rendimentos mensais superiores a 700 euros brutos haverá ainda uma progressividade no aumento das contribuições para a Segurança Social e para a Caixa Geral de Aposentações, na medida em que a taxa irá variar consoante o valor dos ordenados. Por este motivo, só descontará os anunciados 18 por cento da TSU quem auferir os salários mais elevados.

A nova proposta do executivo de Passos Coelho visará, essencialmente, a estabilidade social e o crescimento económico (sobretudo as exportações, o consumo privado e o impacto no poder de compra), e será oportunamente debatida com os parceiros sociais.

Entre os setores público e privado, contabilizam-se cerca de 800 mil trabalhadores cujos vencimentos não ultrapassam, mensalmente, os 700 euros ilíquidos.

Em destaque

Subir