Mundo

Trump avisa ilha devastada por furacões: Paguem a enorme dívida aos bancos

Donald Trump continua a somar gestos pouco dignos para um chefe de Estado. O Presidente dos EUA dirigiu-se à população de Porto Rico, a ilha em crise humanitária após a passagem dos furacões Irma e Maria, para avisar que têm “uma dívida massiva” nos bancos e financeiras de Wall Street.

Não há eletricidade na ilha de Porto Rico, onde 13 pessoas morreram durante a passagem dos furacões Irma e Maria, mas há um conselho de Trump: paguem o que devem. E essa dívida, acrescentou o Presidente, é “massiva”.

“Texas e Florida estão a recuperar bem, mas Porto Rico, que estava a sofrer com infraestruturas destruídas e uma dívida massiva, está em sérios problemas”, escreveu Donald Trump no Twitter.

“A velha rede elétrica, que estava em péssimo estamo, foi devastada. A maior parte da ilha foi destruída, mas os milhares de milhões de dólares que deve a Wall Street e aos bancos têm, infelizmente, de ser resolvidos”, acrescentou o chefe de Estado de uma região que não tem personalidade jurídica nos EUA.

As declarações de Donald Trump irritaram (ainda mais) os críticos, revoltados com tamanha insensibilidade perante uma ilha arrasada pela passagem consecutiva de dois enormes furacões, o Irma e o Maria.

O comentário do músico John Legend resume em poucas palavras todos esses sentimentos de revolta: “É um insulto para Porto Rico, que enfrenta uma terrível crise humanitária”.

Em destaque

Subir