Economia

Troika lamenta que EDP tenha escapado aos cortes que o Governo anunciou

troikaNo dia em que o ministro das Finanças apresenta os resultados da quarta avaliação da troika ao programa de ajustamento económico e financeiro, surgem notícias que dão conta do desagrado de Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e Comissão Europeia (CE) no que diz respeito à EDP, que não viu aplicados os cortes que o ministro da Economia anunciara.

Segundo informa o Diário Económico, a troika poderá mesmo avançar com a imposição de novos cortes no setor energético, uma vez que esperava que o Governo tivesse aplicado maiores poupanças nos cortes das rendas excessivas na área da energia.

A troika entende que a EDP conseguiu escapar às medidas de corte da despesa que o ministro Álvaro Santos Pereira anunciara e, nesse sentido, encontra uma falha que pode necessitar de correção.

Nesta quarta avaliação do programa, a correção das rendas excessivas da energia acabou por gerar alguma controvérsia e crítica por parte dos economistas que representam FMI, BCE e CE. As novas medidas que a troika pode pretender que sejam aplicadas na EDP exigiriam, no entanto, uma nova negociação com a energética.

Neste momento, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, procede à apresentação dos resultados da quarta avaliação, em conferência de imprensa em Lisboa. Apesar da ausência de cortes na EDP, notícia avançada pelo Diário Económico, a troika dá nota positiva a Portugal, na quarta avaliação do programa.

Em destaque

Subir