Mundo

Três dias de luto na Nigéria em memória das vítimas da queda de avião da Air Dana

queda_aviao_nigeriaO presidente da República da Nigéria decretou três dias de luto em virtude da queda do avião da companhia Air Dana, em zona residencial. O acidente, em Lagos, provocou a morte dos 153 ocupantes do aparelho e de alguns residentes de um bairro.

A Nigéria ainda procede à contagem dos mortos, em virtude da queda de um avião num bairro residencial, acidente cujo número final de vítimas ainda é conhecido. A única certeza é que os 153 ocupantes do avião não sobreviveram, sendo que há um número indeterminado de mortos entre os residentes do bairro.

O aparelho da companhia aérea Air Dana partira de Abuja e tinha como destino Lagos. A causa da queda não é ainda conhecida, ainda que as investigações já estejam em curso, numa altura em que, dos destroços, se recuperam os corpos das vítimas.

As causas do acidente vão ser avaliadas com precisão, mas a comunicação entre os pilotos e a torre de controlo indica que o avião teria um problema num dos motores, segundo noticia a agência noticiosa AP. Um militar da Nigéria divulgou esta informação, sob anonimato.

Os bombeiros tentaram recuperar vidas nos destroços do avião MD83, mas já é oficial que não há passageiros nem membros da tripulação que tenham sobrevivido a este acidente aéreo. A Autoridade de Aviação Civil da Nigéria e o Governo Estadual de Lagos já confirmaram esta informação.

Goodluck Jonathan, chefe de Estado da Nigéria, decretou três dias de luto nacional, em memória das vítimas. Junto ao local do acidente juntou-se uma multidão de pessoas, que assistiram ao cenário dantesco provocado pelo desastre aéreo.

Estima-se que dezenas de pessoas tenham também morrido, em terra, já que diversas casas do bairro residencial acabaram por ser atingidas pelo avião. Prédios em ruína, incêndios e mortos a serem transportados indiciam que o número de mortos deve superar as duas centenas. A Nigéria é o país mais populoso de África.

Em destaque

Subir