Tecnologia

Alunos da Covilhã criam método de deteção de droga com selo português

cerebro_qi_1Grupo de investigadores português da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, cria método de detetar drogas legais quase instantaneamente, em poucos minutos, através de amostras reduzidas, com outras potencialidades. Essas drogas são muitas vezes confundidas com bebidas alcoólicas.

O Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) da UBI está a levar a cabo um trabalho de deteção de drogas legais, por vezes confundidas com embriaguez, ou ocultadas pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

O trabalho desta universidade da Covilhã consiste, em detetar piperazinas, comprimidos alucinogénicos que são atualmente comercializados através da Internet ou em lojas. A partir de agora, essa análise vai permitir também encontrar no organismo drogas legais, que têm como base extratos de plantas.

Outra das potencialidades deste método de deteção de drogas é a realização de exames a partir da saliva ou através da urina. Também em cadáveres será possível avançar na recolha de informação por via deste processo desenvolvido pela UBI.

Este novo método criado pela Universidade da Beira Interior foi divulgado pela agência Lusa, que cita a investigadora Eugénia Gallardo, responsável pela orientação deste trabalho, da autoria de dois alunos de bioquímica: Ivo Moreno e Beatriz Fonseca. O CIBS prevê concluir o trabalho ainda durante o mês de junho.

A Polícia Judiciária e Universidade de Coimbra já distinguiu este trabalho de deteção de drogas legais. O trabalho será apresentado no próximo mês, em Istambul, na Turquia, durante a 22.ª edição do Congresso da Academia Internacional Medicina Legal.

Em destaque

Subir