Mundo

Transplante de face nos EUA. O rosto da felicidade (vídeos)

Norte-americano mostrou ao mundo a nova cara, depois de ter sido submetido a uma operação inédita nos EUA: um transplante facial total, que envolveu 30 médicos. Um acidente de trabalho provocou graves lesões, há três anos, que foram minimizadas com esta cirurgia. Dallas Wiens recuperou o nariz, a boca, nervos, uma imagem, o olfato e a felicidade.

Dallas Wiens tem 25 anos e há três foi vítima de um acidente de trabalho, que o desfigurou. Ficou cego e sofreu ainda queimaduras extremamente graves, no nariz e na boca. Não pode ver a sua nova imagem, porque não foi possível devolver-me a visão, mas recuperou a autoestima e o sentido do olfato, que também perdera.

Na sua primeira aparição pública após a cirurgia realizada em março, e que durou 15 horas, Dallas Wiens mostrou-se “muito feliz” com o processo de adaptação ao novo rosto (nariz, boca, nervos e músculos), que foi conseguido através de um dador anónimo.

“Sinto que estou a adaptar-me muito depressa e à medida que o tempo passa começo a recuperar sensações. Já consigo respirar pelo nariz e recuperei o olfato. Estou a percorrer um caminho incrível…”, disse Dallas Wiens, muito satisfeito com o seu processo de recuperação.

E esse caminho prevê agora o restabelecimento de alguns mecanismos relacionados com as funções nervosas. Wiens sente-se como se aquele tivesse sido sempre o seu rosto, o que é um sinal muito positivo.

Mas não é apenas a sua aparência que melhorou. Numa entrevista recente, Dallas Wiens revelou que “não se importaria de viver sem rosto”. Só uma motivação esteve na base da sua decisão: a sua filha, a pequena Scarlet. Disse também que se “sente uma pessoa melhor”, ao mesmo tempo que nota que “os amigos estão mais perto” de si.

Dallas Wiens dedicou ainda uma palavra aos familiares dos dadores: “Deram-se uma nova vida. Deram uma nova vida à minha filha”. O transplante de face total foi apenas realizado nos Estados Unidos, em Espanha, França e na China. É uma operação extremamente delicada. 

Veja os vídeos:

Em destaque

Subir