Nas Notícias

Trabalhar sob temperaturas superiores a 30 graus leva à queda de produtividade, indica estudo

temperaturas altasTrabalhar sobre temperaturas elevadas, a partir dos 30 graus, leva a uma quebra da produtividade na ordem dos 8,9 por cento, conclui uma pesquisa da Universidade de Helsínquia (Finlândia) e do laboratório governamental Lawrence Berkeley (EUA). Estima-se que a temperatura ideal para trabalhar se situe entre os 21 e os 23 graus.

A produtividade está relacionada com as condições climatéricas – já se sabia – mas um estudo conseguiu quantificar essa relação. Assim, de acordo com esta pesquisa, trabalhar acima dos 30 graus centígrados apresenta menos nove por cento de produtividade.

Segundo defendem os autores da pesquisa – divulgada pelo Dinheiro Vivo – a temperatura ideal para trabalhar situa-se entre os 21 e os 23 graus centígrados.

Este trabalho é da autoria de investigadores da Universidade de Helsínquia (Finlândia) e do laboratório governamental Lawrence Berkeley (EUA).

Para a sua realização, foram auscultados trabalhadores de escritórios que tinham como tarefas processamento de texto. Verificou-se uma queda da quantidade de chamadas para clientes, a duração das mesmas e os resultados decorrentes desses contactos.

Em destaque

Subir