Motores

Toyota testa Yaris WRC 2017 no norte de Portugal

ToyotaTestWRCrobeiraPena1

A equipa Gazoo Toyota Motorsport veio até ao nosso país realizar mais uma bateria de testes com o Yaris WRC 2017 que vai utilizar no seu regresso ao campeonato do mundo de ralis do próximo ano.
Juho Hanninen foi o piloto encarregue dos trabalhos com a nova máquina da marca japonesa, realizando um primeiro dia de ensaios num troço de Ribeira de Pena.

O teste incidiu em vários parâmetros do carro, que, por razões óbvias, a Toyota Gazoo Motorsport não esclareceu, mas que no dizer de Hanninen têm muito a ver com ‘set-ups’, acertos de suspensões e travões, não colocando de parte algumas atualizações.

A presença do finlandês, ex-piloto da Skoda, na equipa liderada por Tommi Makinen foi-nos explicada pelo próprio: “Liberto de qualquer ligação contratual falei sobre essa possibilidade com o Tommi e aqui estou”.

“A passagem do Skoda para o Yaris WRC não foi difícil. O carro é muito o que eu estava à espera. Potente mas ainda com muito potencial para evoluir. O trabalho aqui em Portugal é uma sequência daquele que executamos na semana passada em Espanha”, explica Juho Hanninen.

O finlandês enfatiza que a evolução do pequeno bólide japonês tem sido constante: “O carro tem evoluído a todos os níveis desde o ‘step’, quer suspensões, ‘settings’ e até motor, mas como é natural não posso especificar”.

Tal como em Espanha e em ensaios anteriores o Yaris WRC2017 surge nestes testes com a decoração camuflada e até fotos com o piloto foram recusadas, mostrando o grau de secretismo.

ToyotaTestWRCribeiraPena

Quando a um possível regresso de Hanninen ao WRC e guiando um dos Toyota oficiais ainda nada está definido: “De momento estou focado em ajudar a equipa a evoluir o carro e sinceramente a minha mente não está no facto de ir correr ou não no campeonato do mundo em 2017. Claro que gostaria de voltar à competição, pois embora goste de ajudar na evolução de um carro como Yaris WRC um piloto quer sempre competir. Lá para o final do ano haverá por certo uma decisão, por isso até la não penso nisso”.

Finalmente questionamos o piloto finlandês sobre os novos regulamentos do campeonato do mundo que vão entrar em vigor no próximo ano. E a opinião de Juho Hanninen foi muito clara: “Os carros são aparentemente mais espetaculares. O que é bom para o público, ainda que não esteja plenamente convencido que sejam muito mais rápidos”.

Muita gente afirma que os novos WRC se estão a aproximar perigosamente dos antigos Grupo B, ao que o finlandês observa: “Francamente não sei. Há ralis que pela sua natureza propiciam acidentes perigosos, mas temos que lembrar que cabe à FIA e aos organizadores fazer tudo para incrementar a segurança, tendo sempre em mente que o automobilismo é um desporto periogoso e cabe às entidades responsáveis minimizarem os riscos”.

Fotos: Ricardo Cachadinha

ToyotaTestWRCribeiraPena2

Em destaque

Subir