Velocidade

Toyota obtém primeiro triunfo no Mundial de Endurance em São Paulo

6horas sao pauloA Toyota obteve a sua primeira vitória do Campeonato do Mundo FIA de Endurance ao impor-se nas 6 Horas de São Paulo 6. A marca japonesa, que regressou à competição em Le Mans, conseguiu triunfar naquela que foi apenas a terceira prova em que participou com o seu protótipo híbrido TS030.

Tripulado pelo francês Nicolas Lapierre e pelo austríaco Alexander Wurz, o Toyota liderou a prova desde o seu começo, abrindo caminho para uma vitória concludente, já que cortou a meta com cerca de um minuto de vantagem sobre o segundo classificado, o Audi R18 e-Tron quattro, dividido por Benoit Treluyer, Fassler Marcel e Andre Lotterer, os vencedores de Le Mans e Silverstone, as duas corridas anteriores.

Lapierre liderou desde o começo, conseguindo pouco mais de 10 segundos de vantagem sobre Treluyer, quando o Toyota parou pela primeira vez. Acabaria por levar a melhor sobre o Audi n.º 1, que lutou com um maior desgaste dos pneus, apesar de ser ligeiramente mais poupado do que os líderes.

A rapidez do Toyota fez o resto, chegando mesmo a deter momentaneamente uma vantagem de uma volta sobre o segundo Audi, o R18 Ultra que o escocês Allan McNish, o dinamarquês Tom Kristensen e o brasileiro Lucas di Grassi levaram até à última posição do pódio.

Entre os protótipos a gasolina dominou o melhor dos Lola Toyota da equipa Rebellion, enquanto que na categoria LMP2 o triunfo foi para o HPD da Starworks. Já nos GT impôs o Ferrari da AF Corse, confiado aos ex-F1 Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni.

Classificação

1.º Wurz/Lapierre (Toyota TS030) 247 voltas em 6h01m08,356s
2.º Fassler/Lotterer/Treluyer (Audi R18 e-tron) + 1m00,778s
3.º Kristensen/McNish/Di Grassi (Audi R18 Ultra) + 1m14m679s
4.º Prost/Jani (Lola B12/60-Toyota) + 5 voltas
5.º Leventis/Watts/Kane (HPD ARX 01a) + 7 voltas
6.º Belicchi/Primat (Lola B12/60-Toyota) + 7 voltas
7.ºPotolicchio/Dalziel/Sarrazin (HPD ARX 01b) + 13 voltas
8.º Perez Companc/Minassian /Kaffer (Oreca-Nissan) + 16 voltas
9.º Brabham/Chandhok/Dumbreck (HPD 01b) + 17 voltas
10.º Nicolet/Lahaye/Pla (Morgan-Nissan) + 17 voltas

Em destaque

Subir