Mundo

Torre Eiffel: Trabalhadores em greve encerram portas do monumento de Paris pelo segundo dia

torre_eiffelparis torre eiffelFuncionários da Torre Eiffel mantêm greve e o monumento de Paris, em França, permanece com as portas encerradas. Nesta quarta-feira, continuam as negociações com a empresa que administra a torre, visitada, nesta altura do ano, por cerca de 30 mil pessoas diariamente.

A Torre Eiffel, localizada na capital francesa e uma das maiores atrações turísticas da Europa, está encerrada ao público, devido a uma greve dos trabalhadores, que exigem aumentos salariais e melhores condições de trabalho. A paralisação começou ontem e prosseguiu nesta quarta-feira.

Pelo segundo dia consecutivo, a Torre Eiffel está encerrada ao público, em resultado de uma greve, convocada pelo sindicato CGT, que representa grande maioria dos 300 trabalhadores do monumento. Na manhã desta quarta-feira, as portas da Torre Eiffel permaneceram encerradas, bem como o acesso às rampas e aos elevadores.

A paralisação começou ontem e prosseguiu nesta quarta-feira. Os trabalhadores reclamam aumentos salariais, melhores condições de trabalho, aumento de segurança e acusam a administração de má gestão do espaço.

Apesar das conversações de ontem, ainda não foi alcançado um acordo entre as partes. As negociações com a empresa Sete, que tem a seu cargo a administração do monumento, prosseguem hoje, com os sindicatos a ameaçaram prolongar a paralisação na Torre Eiffel. Estima-se que, diariamente, 30 mil pessoas visitem aquele monumento de Paris.

A Torre Eiffel é o edifício mais alto de Paris e o monumento pago mais visitado do mundo (mais de sete milhões de pessoas, todos os anos). Foi edificada para honrar o centenário da Revolução Francesa e tratava-se de uma estrutura temporária. No entanto, foi tomada a decisão de nunca a desmantelar.

A torre de Gustave Eiffel transformou-se num ícone da França e é uma das estruturas mais reconhecidas, não apenas pela sua dimensão – longos 324 metros de altura –, mas pela arte que ostenta e simbolismo que entretanto adquiriu.

Inaugurada a 31 de março de 1889, foi o arco de entrada da Exposição Universal daquele ano. A torre de Gustave Eiffel chegou a ter o título de estrutura mais alta do mundo. No entanto, em 1930 perdeu esse estatuto para o Chrysler Building, em Nova Iorque (EUA).

Em destaque

Subir