Motociclismo

Todo-o-terreno: Ruben Faria no lugar de piloto prioritário no seio da equipa KTM

ruben faria 4ruben faria 600 2Ruben Faria surge no Rali Dakar 2014 em posição de destaque, já que depois de Ciryl Després ter trocado a KTM pela Yamaha o piloto português passou a desempenhar a posição de prioritário no seio do construtor austríaco, vencedor da última dúzia de edições da prova na competição de motos.

“É uma honra e também uma excelente oportunidade o ser agora um piloto de piloto prioritário, no seio da equipa que mais vitórias conquistou no Dakar. Nos últimos 12 anos foi sempre a KTM a vencer”, afirma Ruben Faria

“Depois de quatro anos onde trabalhei para ajudar o Cyril a vencer por três ocasiões e terminar outra em segundo chegou a hora de ser eu a vencer. No ano passado fui segundo e quero honrar esse resultado”, refere.

No entanto o piloto algarvio é prudente na forma como aborda o Dakar deste ano: “Vou gerir a minha corrida sem depender do resultado ou tática de outro piloto. Aprendi muito com o Cyril nesse aspeto, e espero poder aproveitar a experiência que ganhei nestes últimos quatro anos. Naturalmente que gostava de ganhar, mas esta é uma prova muito longa e exigente, havendo muita coisa que está fora do nosso controlo”.

A moto que vai dispor também permite pensar que Ruben Faria tem tudo para lutar pelas primeiras posições na mais importante prova de todo-o-terreno do Mundo: “A nova KTM é uma evolução da anterior. Sinto-me mais à vontade com ela, pois é mais adequada a um piloto com a minha estatura. Também é mais estreia, mais leve e mais ágil. O motor possui agora um sistema de injeção, que pode ser benéfico em etapas de maior altitude com as da Bolívia”.

O piloto de Olhão sente-se em forma depois da lesão sofrida no Rali dos Serões, na primeira metade de 2013, tanto mais que efetuou um intenso trabalho de recuperação. Infelizmente percebeu no Rali de Marrocos que tinha uma fratura no rádio. Felizmente tudo isso é passado.

“Os ossos estão recuperados e os ligamentos melhoraram bastante com a ajuda de um médico especialista francês. Fisicamente sinto-me bem e confiante para esta participação na prova”, acrescenta Ruben Faria a propósito.

Em destaque

Subir