Ralis

Todo-o-terreno: Fiúza e Elisabete a um dia da vitória em Marrocos

OrlandoTerranovaPauloFiuza5ElisabeteJacintoMarrocos5Paulo Fiúza e Elisabete Jacinto estão a um dia de vencerem o Rali de Marrocos, pois continuam a liderar a competição de automóveis e de camiões disputada que foi a quinta e penúltima etapa da prova.

O navegador português voltou a ajudar Orlando Terranova em novo triunfo, com a dupla luso-argentina do MINI a impor-se por mais de três minutos ao russo Vladimir Vasiliyev, enquanto Patrick Sireyjol continua no segundo posto da ‘geral’, ainda o francês tenha sido terceiro na etapa e perdido mais de seis minutos para os líderes.

OrlandoTerranovaPauloFiuza600Quanto aos outros portugueses participantes na competição dos automóveis a sorte foi diversa. Paulo Ferreira e Jorge Monteiro não foram além do 30.º posto, enquanto Ricardo e Manuel Porém ficaram parados no percurso.

Um furo e um princípio de incêndio colocam agora muitas dúvidas quanto à continuidade dos dois irmãos da Nissan Pick-Up. “Além de termos apanhado um grande susto acabamos por ficar na pista sem conseguir rodar até final da etapa”, contou Ricardo Porém.

“Admito que estou um pouco desanimado com este desfecho, pois estávamos a fazer uma boa etapa, sem problemas e com bom ritmo que nos permitia rodar entre os dez primeiros do dia. Não sei se a equipa conseguirá recuperar o carro em tempo útil para a derradeira etapa”, acrescentou o desanimado piloto português.

Já Elisabete Jacinto voltou a ser batida nos camiões pelo polaco Robert-Jan Szustkowski, mas mantém sem pressão a liderança na classificação geral da categoria, dada a larga vantagem que possui sobre o holandês Kees Koolen.

“Foi um dia positivo para nós. A etapa era longa mas não tivemos percalços. A navegação era muito difícil mas só tivemos dificuldades num sítio onde muitos pilotos se perderam durante muitos quilómetros, e estamos confiantes na nossa prestação”, contou a piloto do Montijo.

“Agora temos de preparar bem o camião para que possamos cumprir o objetivo de terminar a corrida e, se possível, vencer”, acrescentou Elisabete Jacinto no final desta quinta e penúltima tirada.

Classificação após a 5.ª etapa

Automóveis
1.º Orlando Terranova/Paulo Fiúza (MINI) 13h46m06s
2.º Patrick Sireyjol/François Beguin (Buggy) + 33m59s
3.º Vladimir Vasiliyev/Vitaliy Yevtyekhov (MINI) + 46m01s
4.º Boris Garafulic/Gilles Picard (MINI) + 54m55s
5.º Marek Dabrowski/Jacek Czachor (Toyota) + 1h10m16s

Camiões
1.º E. Jacinto/J. Marques/M. Cochinho (MAN) 18h52m01s
2.º K. Koolen/J. Van der Goorbergh/G. Van Lidden (Ginaf) + 3h41m16s

Em destaque

Subir