Motociclismo

Tim Gajser ‘riu’ no fim no ‘Mundial de Motocross em Águeda

O Crossódromo Internacional de Águeda, no Casarão, encheu-se de público para assistir à ronda portuguesa do ‘Mundial’ de Motocross (MXGP) e à vitória do esloveno Tim Gajser, que contra tudo e contra todos bateu o líder da competição, o italiano Antonio Cairoli.

Desde sábado que o duelo entre o piloto da Honda e o transalpino da KTM se vinha ‘agudizando’, e hoje não foi exceção, com Gajser a impor-se no primeiro confronto do dia depois de Cairoli cometer um erro na 12ª volta.

Fotos: Paulo Oliveira/ACTIB

Já na segunda ‘manga’ o esloveno da KTM selou o triunfo neste Grande Prémio de Portugal, ainda que inicialmente tenha sido Clement Desalle, da Kawasaki, a liderar. À sétima volta Toni Cairoli ‘acabou com a brincadeira’ e assumiu o comando, para novo erro do italiano da KTM entregar a vitória a Tim Gajser.

Arnaud Tonus subiu ao pódio em ambos os confrontos, com Julein Lieber e Clement Dessalle a completarem o top cinco, numa prova onde Sandro Petixe foi 25º, aos comandos da sua Suzuki, depois de nas voltas iniciais ter rodado no 28º posto. No primeiro confronto o piloto português foi 30º.

Em MX2 Jorge Prado não deu hipóteses à concorrência. O espanhol da KTM bem cedo mostrou ao que vinha, acabando por vencer ambas as mangas da tarde. Prado assume assim a liderança do campeonato, na frente do segundo classificado Thomas Kjer Olsen (Husqvarna). O terceiro classificado desta classe foi o australiano Mitchell Evans (Honda), tendo o português Diogo Graça (Suzuki) ficado com a trigésima-segunda posição.

Nas segundas corridas do Europeu de MX2T as 2Tempos viriam a ser ganhas por Mike Kras (KTM) que, somando à vitória de ontem, vence a competição. Atrás do holandês ficou o seu compatriota Youri Van T Ende (KTM), com o britânico Todd Kellett (Yamaha) a completar o pódio.

Courtney Duncan cumpriu aquilo que prometera no sábado. A neozelandesa da Kawasaki impôs-se entre as senhoras, batendo Nancy Van De Vem (Yamaha) e a veterana Larissa Papenmeier (Yamaha). Uma prova onde a portuguesa Joana Gonçalves (Husqvarna) esteve em destaque, com a obtenção do 12º lugar.

A caravana do MXGP segue agora para França, onde já no próximo fim-de-semana decorrerá em Saint-Jean-d’Angély a sétima jornada pontuável para o Campeonato do Mundo de Motocross 2019.

 

Em destaque

Subir