Motores

Tiago Monteiro pontua no encerramento do WTCC

TiagoMonteiroQatar415

Tiago Monteiro marcou pontos nas duas últimas corridas da temporada do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC), que esta sexta-feira à noite se disputou no circuito de Losail, no Qatar.

O piloto português da Honda, que largou da 11.ª posição, concluiu o primeiro confronto na oitava posição e a segunda corrida no nono posto.

Naquela que foi a primeira corrida noturna de sempre do WTCC, dominada do princípio ao fim pelo campeão do mundo José Maria Lopez, Tiago Monteiro procurou capitalizar os vários desentendimentos que se produziram à sua frente.

Logo na primeira volta Tiago já estava nos pontos, tirando partido do pião do seu companheiro de equipa para subir ao nono lugar, e depois ao oitavo com um erro de Nicolas Lapierre.

A partir dessa altura tornou-se impossível ir buscar Norbert Michelisz, que terminou à sua frente mas nunca se conseguiu aproximar com perigo de Yvan Muller e Ma Quing Hua, os dois pilotos da Citroën que desta vez não conseguiram entrar no top dez.

TiagoMonteiroQatar315

Já na segunda corrida a tarefa de Tiago Monteiro foi mais complicada, pois acabaria por danificar o seu Honda na largada devido a um acidente que envolveu mais três carros

Isso acabou por se determinante quando o piloto português se quis defender dos ataques de José Martia Lopez, oitavo nesta última corrida da temporada, para a qual largou apenas do 10.º posto.

“Infelizmente a qualificação acabou por ser altamente penalizadora. O 11.º lugar condicionou as duas provas, mas não conseguimos fazer melhor. Nas corridas, fiz um bom arranque na primeira mas depois fiquei bloqueado atrás de um adversário e terminei em oitavo”, explicou Tiago Monteiro no final.

“Na segunda segunda corrida, um toque de um adversário, danificou uma das rodas traseiras. O carro ficou inguiável. Mas mesmo assim decidi manter-me em pista e o nono lugar foi o desfecho possível”, contou ainda o piloto do Porto.

“O balanço final é bastante positivo mas esta recta final de temporada teve alguns percalços. Olho para trás e estou ciente que fiz o melhor trabalho possível”, afirma Tiago Monteiro

“Foi um ano duro mas muito competitivo egratificante. Agora é continuar a trabalhar para que a próxima época seja ainda mais rica em vitórias”, concluiu Tiago que termina a época no sétimo lugar, depois de ter estado grande parte do ano no quarto posto.

Classificação
Corrida 1
1.º José María López (Citroën) 12 voltas
2.º Mehdi Bennani (Citroën) + 7,631s
3.º Hugo Valente (Chevrolet) + 11,774s
4.º Sébastien Loeb (Citroën) + 12,717s
5.º Ma Qing Hua (Citroën) + 18,815s

8º Tiago Monteiro (Honda) + 22,700s
Corrida 2
1.º Yvan Muller (Citroën) 14 voltas
2.º Ma Qing Hua (Citroën) + 5,264s
3.º Norbert Michelisz (Honda) + 6,340s
4.º Sébastien Loeb (Citroën) + 7,243s
5.º Mehdi Bennani (Citroën) + 7,788s

Em destaque

Subir