Motores

Tiago Monteiro imperial de regresso às vitórias no WTCC

TiagoMonrteiroMoscovo315

Tiago Monteiro regressou às vitórias no campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC), ao impor-se na segunda corrida que este domingo se realizou no circuito de Moscovo Raceway.

Depois de uma primeira corrida onde sofreu bastante, por largar apenas da 10.ª posição, e mesmo com um bom arranque viu a sua progressão travada por Norbert Michelisz, e apenas conseguiu fazer uma boa ultrapassagem a Sebastien Loeb, Tiago estava mesmo a precisar de uma nova subida ao pódio na segunda corrida.

O piloto português partida da ‘pole position’ para este segundo confronto na pista russa, e tirou partido dessa posição para assumir a liderança mal se acendeu o semáforo verde, deixando para trás toda a concorrência.

A partir dessa altura procurou cavar uma diferença para o seu mais direto perseguidor, que a partir da primeira curva passou a ser Norbert Michelisz, mas o húngaro mostrou-se um adversário tenaz, mantendo-se na ‘sombra’ de Tiago Monteiro.

TiagoMonrteiroMoscovo615

No último terço da prova Robert Huff aproximou-se dos dois pilotos dos Honda Civic, e começou a pressionar o húngaro. Facto que beneficiou Tiago, que aproveitou para se distanciar.

Com o inglês da Lada a levar a melhor sobre Michelisz, o piloto português da Honda forçou o andamento de modo a poder manter uma distancia razoável para Huff e garantir a sua primeira vitória do ano.

“Finalmente conseguimos. Foi uma corrida dura, exigente, e que obrigou a muita concentração. Geria da melhor forma os pneus nas primeiras voltas sem prensar nos adversários atrás de mim”, começou por contar Tiago Monteiro.

“Tinha a consciência de que ter bons pneus no final seria crucial. As últimas voltas foram de ataque máximo. Temos sofrido algumas deceções por isso este primeiro lugar é uma enorme recompensa para mim e para toda a equipa que trabalha afincadamente para fazer mais e melhor”, referiu também o piloto do Porto.

TiagoMonrteiroMoscovo415

“Estávamos mesmo a precisar disto e sabíamos que tínhamos condições para o fazer. Esta é mais uma meta alcançada. Parece que de uma forma ou de outra as coisas começam a correr melhor e estamos todos muito contentes com isso”, admite Tiago Monteiro.

“Há que continuar a trabalhar e sobretudo a acreditar que cada pequeno passo pode fazer a diferença. Esta vitória é uma motivação enorme para as restantes provas do campeonato, sobretudo a de Vila Real, que se aproxima a passos largos”, acrescentou o piloto português.

YvanMullerMoscovo215

Yvan Muller foi o vencedor da primeira corrida e o piloto da Citroën que melhor operação no campeonato fez durante o fim-de-semana, ao terminar o segundo confronto na sexta posição, enquanto o seu rival José Maria Lopez se quedou pela segunda posição na primeira corrida e uma penalização na segunda que o afastou das posições pontuáveis.
Classificação
Corrida 1
1.º Yvan Muller (Citroën) 16 voltas
2.º José Maria Lopez (Citroën) + 2,933s
3.º Gabriele Tarquini (HGonda) + 4,933s
4.º Robert Huff (Lada) + 4,684s
5.º Ma Quing Hua (Citroën) + 7,082s

8.º Tiago Monteiro (Honda) + 12,809s

Corrida 2
1.º Tiago Monteiro (Honda) 16 voltas
2.º Robert Huff (Lada) + 3,155s
3.º Norbert Michelisz (Honda) + 5,549s
4.º Nicky Catsburg (Lada) + 8,074s
5.º Ma Quing Hua (Citroën) + 12,188s

Em destaque

Subir