Motores

Tiago Monteiro em bom plano e é quatro no WTCC após a Hungria

TiagoMonteiroHungria315

O fim-de-semana de Tiago Monteiro na Hungria foi positivo, ainda que não lhe tenha sido possível subir ao pódio em qualquer uma das corridas do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC) em Hungaroring.

Largando de sexto para o primeiro confronto, o piloto português da Honda fez um bom arranque, que lhe permitiu ganhar uma posição, mas a partir daí foi impossível ir mais além, já que foi impossível ir à procura dos Citroën de José Maria Lopez, Yvan Muller e Quing Ma e do Chevrolet de Hugo Valente.

Já na segunda corrida Tiago arrancou de quarto, posição que manteve até final, já que se teve de defender dos ataques de Sebastien Loeb na fase inicial e depois já não conseguiu ir à procura de Tom Coronel e Tom Chilton, que acompanharam Norbert Michelisz no pódio final.

O mais positivo do fim-de-semana magiar para o piloto do Porto acabou assim por ser o ‘pulo’ em termos de campeonato, onde é quarto classificado, já que as evoluções estreadas no Civic TC1 permitiram os Honda aproximarem-se mais dos Citroën, que continuam a ser a referência no WTCC.

“Estamos claramente melhor. As novas configurações ao nível da aerodinâmica e do chassis resultaram em situação de corrida. Ainda há muito a fazer, mas este passo deu os seus frutos e deixa-nos confiantes para continuar a evoluir”, declaro Tiago Monteiro no final da prova.

“Conseguimos ser mais competitivos e agressivos, e a prova disso foi a vitória do Michelisz, que soube aproveitar a inversão da grelha depois de ter feito o 10.º tempo na qualificação. Temos de melhorar na qualificação, mas a seu tempo acredito que lá chegaremos”, considerou o piloto português.

NorbertMicheliszHungria215

Quanto à sua situação no campeonato Tiago Monteiro mostra-se satisfeito: “É bom estar entre os melhores. É importante ser regular e amealhar pontos, porque não são só os Citroën que estão fortes, os Chevrolet também, e temos de contar com eles”.

“Agora vamos centrar atenções naquela que será provavelmente a corrida mais difícil do ano, o Nordeschleife”, conclui o piloto portuense tendo já em mente a prova prevista para o traçado grande de Nurbugring.

Classificação

Corrida 1

1.º José María López (Citroën) 14 voltas

2.º Yvan Muller (Citroën) + 3,858s

3.º Hugo Valente (Chevrolet) + 10,290s

4º Ma Qing Hua (Citroën) + 11,059s

5.º Tiago Monteiro (Honda) + 11,523s

Corrida 2

1.º Norbert Michelisz (Honda) 14 voltas

2.º Tom Coronel (Chevrolet) + 7,103s

3.º Tom Chilton (Chevrolet) + 9,315s

4.º Tiago Monteiro (Honda) + 10,176s

5.º Sébastien Loeb (Citroën) + 11,235s

 

Em destaque

Subir