Cultura

The Beatles: Histórica compilação ‘1’ chega às lojas em edições únicas

The_Beatles_900

Senhoras e senhores, The Beatles, como nunca antes foram vistos, 15 anos depois da primeira edição de ‘1’.

Pela primeira vez, uma edição conjunta dos vídeos e das canções que chegaram a número 1 nos Estados Unidos e no Reino Unido.

No momento em que os Beatles entenderam que não era possível dar à volta ao mundo de cada vez que lançavam um novo single, a banda decidiu começar a fazer pequenos filmes promocionais que serviam para chegar aos fãs, onde quer que eles estivessem.

Os Beatles inventaram o videoclip e mudaram a forma como vemos música, trazendo o mesma facilidade e o mesmo espírito inovador com que estavam em estúdio.

A 6 de novembro, essas duas marcas do Beatles voltam a estar juntas: ‘1’, a histórica compilação que passa pelos 27 singles que atingiram número 1 nos Estados Unidos e no Reino Unido, chega às lojas em edições completamente novas, e em diferentes configurações.

As edições ‘1’ em CD/DVD e CD/Blu-Ray compilam as 27 faixas, com novas misturas de áudio, bem como os 27 vídeos, restaurados especialmente para este lançamento.

Na mesma data estarão também disponíveis as edições ‘1+’, em CD/2DVD e CD/2Blu-Ray, com um disco adicional que traz 23 outros vídeos raramente vistos (e versões alternativas), incluídos num livro de capa dura, de 124 páginas, com ilustrações, anotações do crítico de música pop Richard Havers para cada faixa e vídeo, e um ensaio do jornalista Mark Ellen.

Para além destes formatos, será também lançado um CD áudio com as 27 faixas e, posteriormente, um vinil duplo.

Todas estas edições foram possíveis a partir de um extenso trabalho de pesquisa e restauro de vídeo, feito com uma equipa de 18 pessoas que, ao longo de meses, fizeram uma limpeza frame-a-frame, um ajuste de cores, melhoramentos digitais e outros detalhes, como a digitalização em 4K dos negativos de 35mm.

Junta-se ainda um conjunto de comentários e introduções que Paul McCartney e Ringo Starr gravaram especificamente para este projeto.

O áudio foi reproduzido a partir das cassetes originais dos estúdios de Abbey Road.

Em destaque

Subir