TV

Terramoto: Malásia culpa turistas que se despiram em solo sagrado

Está explicada a origem do terramoto de 5 de junho, na Malásia: os turistas nus. O principal governante do estado de Sabah explicou aos jornalistas que, a 30 de maio, dez turistas despiram-se no monte Kinabalu, que é solo sagrado. “Está claro que existe uma ligação”, garantiu.

Se fizer turismo na Malásia não se dispa: corre o risco de provocar um terramoto.

Foi o que aconteceu entre o final de maio e o início deste mês, segundo as autoridades do estado de Sabah, onde um sismo de magnitude 5.9 atingiu o monte Kinabalu, a 5 de junho, provocando a morte de 19 pessoas.

Tan Sri Joseph Pairin, o primeiro-ministro adjunto do estado de Sabah, afirmou ao jornal MalayMail que o desastre natural foi provocado por humanos, apontando o dedo aos dez turistas que se fotografam, nus, no monte Kinabalu a 30 de maio.

“Está claro que existe uma ligação entre o incidente e o terramoto que causou tantos danos e tantas mortes. Isto lembra-nos que as crenças locais não podem ser desrespeitadas”, afirmou o governante.

“A princípio, eu pensei que não fosse nada demais, mas depois que a agitação dos pássaros continuou por mais de meia hora soube que algo não estava bem”, recordou: “A minha mulher e eu concordamos que alguma coisa má estava para acontecer. No dia seguinte, estava a caminho do aeroporto quando aconteceu o tremor de terra”.

Joseph Pairin não tem dúvidas de que o sismo “foi causado pelos atos sacrílegos” de um grupo de turistas que “se despiram no cume do monte”, a 30 de maio. Dez dos visitantes afastaram-se do grupo principal, ignorando os avisos do guia, e fizeram-se fotografar com o ‘fato de nascimento’, publicando mais tarde as fotos nas redes sociais da comunidade dedicada ao Parque Kinabalu, onde se encontra o monte homónimo.

“Quer as pessoas acreditem ou não, é nisto que acreditam os ‘sabahs’. Quando o terramoto ocorreu, foi como uma confirmação das nossas crenças”, insistiu o primeiro-ministro adjunto do estado: “É solo sagrado e não pode ser encarado levianamente”.

De acordo com a imprensa internacional, metade dos turistas nus já terão sido identificados, sendo um alemão, dois canadianos e dois holandeses.

Datuk Masidi Manjun, o ministro do Turismo do estado de Sabah, acrescentou que estes cinco turistas deverão ser levados a tribunal: “Só depois os expulsaremos e os proibiremos de voltarem a entrar”.

Como curiosidade, a imprensa internacional está a dar destaque à citação “Não leves nada senão fotografias, não deixes nada senão pegadas”: afinal, este é o mote do Parque Kinabalu, em cujo monte dez turistas se fotografaram nus.

Em destaque

Subir