Mundo

Terramoto de Samatra mata cinco e deixa uma criança em estado grave

sismo_indonesiaDados sobre o sismo de ontem, na ilha indonésia de Samatra, apontam para cinco mortos, na província de Aceh, e sete feridos. Agência Nacional de Desastres indica que duas das vítimas mortais sofreram ataques cardíacos, quando ouviram as sirenes de alerta de tsunami. Um dos feridos permanece em estado muito grave: uma criança que tentou refugiar-se numa árvore e caiu.

A contagem das vítimas está concluída, depois do terramoto de ontem, que atingiu a ilha indonésia de Samatra, com uma magnitude de 8.6 graus na escala de Richter. Hoje, as autoridades divulgaram os números oficiais, que indicam cinco perdas humanas.

Há ainda sete feridos, de acordo com a Agência Nacional de Desastres. O porta-voz Purwo Nugroho adianta que um deles suscita grandes preocupações aos médicos.

Trata-se de uma criança, que subira a uma árvore e caiu. Permanece em estado muito grave, com a vida em risco. Todos os restantes feridos apresentam mazelas ligeiras.

Dois dos cinco mortos sucumbiram após ataques cardíacos, no momento do terramoto, ou durante as réplicas, de acordo com a informação adiantada pelas autoridades indonésias, nesta quinta-feira.

As mortes ocorreram na província de Aceh (o sismo ocorreu a 431 quilómetros da cidade de Banda Aceh). A normalidade já foi retomada, o que contrasta com o violento sismo e tsunami de 2004, que ficaram na memória dos que viveram e na história, pelo elevado número de vítimas: cerca de 170 mil.

Esse sismo de Aceh permitiu às autoridades criarem regulamentações na construção (mais resistente a este tipo de terramotos). Por outro lado, preparou as populações, que dispõem também de mais meios para se precaverem, como mensagens de alerta nos seus aparelhos móveis.

Neste sismo de quarta-feira, a população indonésia tomou as devidas precauções, procurando locais mais altos e seguros, aplicando conhecimentos entretanto adquiridos, após o sismo e tsunami devastador de 2004. Apesar de tudo, o pânico varreu a ilha indonésia de Samatra.

A fuga às zonas costeiras e as memórias recentes elevaram o medo à sua expressão máxima. Após o sismo de ontem, as autoridades da Indonésia emitiram um alerta de tsunami, para Samatra e as ilhas de Mentawai.

O primeiro sismo foi seguido de uma réplica, registada na província de Aceh, cerca de três horas antes. O primeiro abalo de terra (de 8.6 na escala de Richter) levou a um alerta de tsunami, extensivo a todas as zonas costeiras do Oceano Índico.

A onda provocada pelo sismo, no entanto, foi reduzida e atingiu apenas 100 centímetros, de acordo com as autoridades indonésias.

Em destaque

Subir