Nas Notícias

Temos seis universidades de excelência, indica estudo internacional

universidade minho 1 O U-Multirank, que avalia as instituições de ensino superior de todo o mundo, as universidades do Minho, Porto, Coimbra, Lisboa e Nova de Lisboa entre as melhores do mundo. A Universidade de Coimbra obteve nota máxima nas áreas de Investigação, Transferência de Conhecimento e Internacionalização.

Já são conhecidos os resultados do U-Multirank, o ranking internacional de universidades publicado pela primeira vez em 2014.

De acordo com o estudo, Portugal tem seis instituições de ensino superior entre as melhores do mndo: as universidades de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Minho, Nova de Lisboa e do Porto estão entre a elite.

O U-Multirank avalia cinco áreas – ensino, investigação, transferência de conhecimento, orientação para internacionalização, envolvimento regional – para definir esta classificação, sendo que há 31 indicadores que são analisados.

Na profunda avaliação, destaque ainda para a excelente ‘nota’ obtida pela Universidade Fernando Pessoa (no indicador ‘publicações interdisciplinares’), e o Politécnico de Lisboa e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (no que fiz respeito ao ‘envolvimento regional’).

U-Multirank atribuiu nota máxima à Universidade de Coimbra nas áreas de investigação, transferência de conhecimento e internacionalização.

Financiado pela União Europeia, o U-Multirank avaliou, nesta segunda edição, mais de 1200 instituições de ensino superior, de 83 países.

Tem uma abordagem diferente dos atuais rankings internacionais de avaliação de desempenho das universidades: é multidimensional e dispõe de uma ferramenta única que permite a comparação do desempenho das Instituições de Ensino Superior em cinco grupos distintos: investigação, ensino e aprendizagem, orientação internacional, transferência de conhecimento e participação a nível regional.

Além de mostrar o desempenho global das instituições, o U-Multirank avalia também por área específica. Além dos campos integrados na primeira edição – engenharia eletrotécnica, engenharia mecânica e física –, este ano estão também contempladas a medicina, psicologia e ciências da computação.

Os resultados do U-Multirank reforçam o bom desempenho das universidades portuguesas nos diferentes rankings universitários internacionais.

No que diz respeito à Universidade de Coimbra, destaca-se a atribuição da pontuação máxima nas áreas de investigação, inovação, internacionalização, instalações e acessibilidades no rating da QS Stars (junho de 2013), a subida no top 500 da ARWU – Ranking de Xangai (agosto 2014) e a subida de sete posições no ranking da QS (setembro 2014).

Em destaque

Subir