Nas Notícias

TDT: Televisão Digital Terrestre nasce, no dia do apagão do sinal analógico

tdtO sinal da televisão analógica e substituído pela Televisão Digital Terrestre (TDT), com um apagão que merece honras de cerimónia, em Palmela, mas que deixa muitos portugueses sem sinal. A partir das 11h45, nos locais do apagão total, será emitida a informação de que a TDT ‘está no ar’. Os telespetadores terão no seu ecrã os números telefónicos de apoio.

É chamada a televisão do futuro, tem honras de cerimónia, com as presenças do ministro Miguel Relvas, os presidentes da Portugal Telecom (operadora que gere a rede TDT) e da Anacom, mas muitos portugueses olham este processo como o fim do acesso ao sinal de televisão.

O emissor de Palmela será desligado às 11h45 desta quinta-feira. É mais um capítulo rumo ao fim da televisão analógica e a implementação da Televisão Digital Terrestre. Os retransmissores de Alcácer do Sal, Sesimbra e Melidades também encerram hoje.

A partir desta quinta-feira, será feito o apagão total em Alvito, Beja, Cuba, Ferreira do Alentejo, Vendas Novas, Alcácer do Sal, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal. Na Grande Lisboa, o sinal analógico será desligado de forma parcial, na Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras, Vila Franca de Xira, Benavente e Coruche.

Também de forma parcial será apagado em Alcochete, Almada, Barreiro, Grândola, Moita, Montijo e Santiago do Cacém.

Por imposição da União Europeia, pretende-se aumentar a qualidade do sinal e a capacidade para mais canais. No entanto, em Portugal, mantêm-se os mesmo quatro canais da televisão analógica, o que contraria a… lógica. Os restantes emissores, em todo o País, vão ser desligados até ao final de abril.

Há muitos portugueses que ainda não compraram o descodificador e tomaram a opção consciente de aguardar, para ver a televisão sem sinal. O elevado preço dos aparelhos da TDT também desencoraja.

Outros portugueses já compraram o aparelho, mas persistem muitas queixas, ou por mau funcionamento, ou por falta de assistência técnica, que deveria ser dada pelos operadores. A Anacom reconhece que será difícil fazer chegar a informação sobre este processo de migração.

Às 11h45, três botões serão premidos. Em vez de o normal transmissão, será emitido um slide, com a informação de que a TDT ‘está no ar’. Os telespetadores terão também no seu ecrã os números telefónicos de apoio.

Em destaque

Subir