Economia

Táxis do aeroporto com tarifa única? Taxistas pedem 20 euros

app_my_taxi_lisboaOs taxistas querem uma tarifa única de 20 euros para as viagens com início no Aeroporto de Lisboa, tal como sugeriu António Costa quando era o presidente da Câmara, revela o Expresso.

O valor de 20 euros para a tarifa única foi avançado pelos agentes dos táxis na reunião de ontem com o ministro do Ambiente.

Segundo Carlos Ramos, presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FPT), Matos Fernandes recuperou a ideia que propôs à Câmara de Lisboa há dois anos, quando era presidida por António Costa (o atual primeiro-ministro), sugeriu a criação de uma tarifa única e os taxistas avançaram logo com um valor: 20 euros.

“Fizeram-se as contas ao local da cidade mais longo da praça do aeroporto”, recordou Carlos Ramos, referindo-se às reuniões de trabalho ocorridas há dois anos: “O sítio mais longe do aeroporto fica a 14,8 quilómetros. Para garantir qualidade de serviço havia que ser cobrada uma tarifa com o valor de 20 euros. Era o valor de referência para se discutir nas próximas reuniões”.

Um valor de referência porque era necessário incluir os suplementos do serviço (como o transporte de malas) e admitir a possibilidade do transporte durar mais do que uma hora sem que esse tempo fosse cobrado ao cliente.

“O presidente Costa tinha de ter a garantia de que qualquer pessoa que chegasse ao aeroporto de Lisboa e que fosse para qualquer destino da cidade não pagaria nunca mais do que um determinado valor”, salientou o responsável da FPT.

Carlos Ramos aproveitou para criticar o oportunismo de Matos Fernandes, afirmando que “essa questão que o senhor ministro agora está a fazer de bandeira não é uma iniciativa do senhor ministro, ela já ocorre há dois anos”.

“O que nos preocupa é porque é que ele omitiu as questões que setor apresentou para se modernizar”, acrescentou: “Fê-lo consciente, para deixar a ideia na opinião pública de que estávamos sempre do contra”.

Em destaque

Subir