Nas Notícias

NOS estreia televisão com realidade aumentada já neste sábado

nos_realidade_aumentada_900A partir deste sábado, os clientes da NOS vão poder usufruir de uma experiência de televisão inovadora, no novo mundo da realidade aumentada.

A NOS lançou uma aplicação de televisão online para os HoloLens da Microsoft, transformando-se no primeiro operador português a fornecer conteúdos em realidade aumentada. A partir de amanhã a NOS TV está disponível na App Store HoloLens para download gratuito.

Os clientes NOS, com os óculos holográficos desenvolvidos pela Microsoft, vão poder utilizar a NOS TV aproveitando a sua linha de visão para colocar janelas do serviço onde quiserem e assim criar e usufruir de uma experiência de interação com a televisão ainda mais personalizada e imersiva.

O conceito de realidade aumentada corresponde à interação e integração, com recurso a uma câmara e software específicos, de conteúdos do mundo virtual com o mundo real, com uma forte componente interativa, ao estilo de filmes como “Minority Report” que apresentavam uma visão futurista do mundo. A realidade aumentada é o futuro do entretenimento mas chega agora a Portugal através da NOS.

No caso da NOS TV, o utilizador consegue projetar os conteúdos que está a ver na TV online sobre o ambiente onde estiver a fazer esta experiência. Por exemplo, consegue fazer a sua corrida matinal ao lado presidente Frank de ‘House of Cards’ ou transformar a sua sala de estar num teatro de batalha da ‘Guerra dos Tronos’.

A NOS TV é a aplicação de TV Online da NOS que foi concebida e desenvolvida de raiz para multidevice com o objetivo de criar uma experiência de utilização comum e harmoniosa, quer se aceda através da box, de um PC, tablet ou smartphone.

“A NOS procura e desenvolve continuamente soluções para melhorar e inovar nos serviços que disponibiliza aos seus clientes. Acreditamos que a realidade aumentada vai ter um futuro promissor, especialmente no setor dos media e entretenimento, onde vai ajudar a trazer ao mercado experiências ainda mais imersivas com os mais variados conteúdos”, assinala Pedro Bandeira, diretor de desenvolvimento de produto da operadora.

“Este lançamento faz de nós pioneiros na realidade aumentada em Portugal e um dos primeiros em todo o mundo, mas, mais importante, é um primeiro passo num caminho que vai trazer aos nossos clientes mais funcionalidades, mais flexibilidade, mais informação e mais conteúdos, em qualquer lugar e de uma forma totalmente personalizada”, concluiu.

A NOS TV conta com mais de 90 canais, com as funcionalidades Restart TV e Gravação Automática, e pode ser sincronizada com o perfil de utilizador da televisão, otimizando a experiência de recomendações e exploração de conteúdos através da interação automática e inteligente entre a televisão e o tablet.

Adicionalmente, o utilizador pode decidir a qualquer momento onde quer ver ou continuar a ver, através das novas funcionalidades “Enviar para a TV” e “Continuar a ver”, disponíveis na NOS TV. Estas opções permitem assim “enviar” para a TV o conteúdo que está a ver no seu PC, tablet ou smartphone ou continuar a ver o conteúdo que está a visualizar na televisão num destes três equipamentos sem perder o contexto.

Em destaque

Subir