Economia

Taxa de emprego cai em Portugal e em mais quatro países da União Europeia, indica Eurostat

desemprego3A taxa de emprego em Portugal caiu 0,3 por cento, no primeiro trimestre de 2014, em comparação com período homólogo de 2013. Dados do Eurostat indicam que apenas cinco países registaram quedas de emprego: Portugal, Chipre, Lituânia, Finlândia e Itália. A Zona Euro e a União Europeia apresentam tendências semelhantes.

Segundo dados divulgados nesta sexta-feira, Portugal foi um dos cinco países da União Europeia (UE) que registaram quedas na taxa de emprego, numa comparação entre os primeiros trimestres de 2013 e 2014.

O recuo em Portugal, de acordo com um relatório do gabinete de estatísticas da UE, foi de 0,3 pontos percentuais. Chipre (o país com a maior descida no emprego, de -1,2 por cento), Lituânia, Finlândia e Itália acompanham Portugal nesta tendência de criação de postos de trabalho.

Em sentido oposto estão países como a Hungria, Letónia e a Inglaterra, que estão no topo da lista, no que diz respeito ao aumento das taxas de emprego, segundo o Eurostat.

A Hungria assinala um aumento de 1,5 por cento, a Letónia de 0,8 pontos percentuais e a Inglaterra de 0,6 pontos.

Numa análise à Zona Euro, e na mesma comparação homóloga, o emprego cresceu 0,2 por cento. Já verificando os países da UE, há uma queda mais acentuada, de 0,7 pontos percentuais.

Em destaque

Subir