Economia

TAP: Synergy oferece 35 milhões de euros e promete investir mais 316 milhões a curto prazo

tapA Synergy Aerospace terá avançado com uma correção à proposta para a compra da TAP, aumentando o valor do negócio: o grupo de German Efromovich quer pagar 35 milhões de euros (incluindo 10 milhões de sinal) e, até ao final de 2013, investir mais 316 milhões de euros.

O grupo Synergy, apesar de ser o candidato único à privatização da TAP, terá apresentado ao Governo uma pequena correção, aumentando o valor do negócio. Segundo o Expresso, o empresário German Efromovich decidiu ‘injetar’ mais 150 milhões de euros em relação ao montante que tinha sugerido na proposta não-vinculativa.

Assim, a Synergy Aerospace pagaria um sinal de 10 milhões de euros e complementaria o valor da compra com mais 25 milhões, a pagar durante o primeiro trimestre após o negócio. A este valor, o grupo que detém a transportadora Avianca somaria mais 351 milhões de euros em investimento, dividido em duas fases: metade a curto prazo, a outra metade até ao final de 2013.

O aumento do valor da proposta é conhecido no dia em que o PS anunciou querer esclarecer as “relações de promiscuidade” entre o ministro Miguel Relvas e o brasileiro José Dirceu, hoje avançadas pela Imprensa brasileira, e um dia depois da Comissão de Trabalhadores ter agendado uma marcha de protesto para o dia 20 de dezembro, a data anunciada para o Governo revelar a decisão sobre a proposta apresentada pela Synergy.

“Uma vez que o Governo se prepara para, sem ter seguido os trâmites legais, anunciar a oferta da TAP a privados, dia 20 de dezembro, a Comissão de Trabalhadores da TAP decidiu marcar um plenário de trabalhadores, a que se seguirá uma marcha lenta das instalações da companhia até ao aeroporto”, adiantou ontem, à Lusa, Carmen Germano, em nome da Comissão de Trabalhadores.

Em destaque

Subir