Motores

Tanak mais rápido no ‘aperitivo’ germânico

Ott Tanak começou o Rali da Alemanha como desejava, a vencer a super especial de St. Wendel, batendo a surpresa Kalle Rovenpera.

O estónio da Toyota, que já tinha sido o mais veloz no ‘shakedown’ da manhã, completou os dois quilómetros do percurso em 2m11,1s, superando o jovem Rovanpera por uma décima e Ole Christian Veiby por duas décimas. Duas surpresas, atendendo a que o finlandês e o norueguês tripulam Skoda Fabia R4 da categoria WRC2.

“Foi terrível. Nunca fiz uma especial tão má. Demasiado estreita para estes carro, e com bastante subviragem. Suponho que deve ter sido a mesma coisa para toda a gente”, dizia Tanak pouco depois de ter terminado a sua passagem por St. Wendel.

A quatro décimas do estónio da Toyota, Dani Sordo realizou o quarto tempo, diante do terceiro melhor representante dos WRC2, Jan Kopecky, que também beneficiou da agilidade do seu Fabia R5 no percurso delimitado por vários fardos de palha para conseguir o quinto registo, a seis décimas do mais rápido.

Já o Campeão do Mundo Sebastien Ogier não foi além do sexto tempo, a nove décimas de Ott Tanak, mas foi o melhor representante da M-Sport Ford, diante de Andreas Mikkelsen, no segundo melhor dos Hyundai, que gastou mais uma décima que o francês.

O melhor dos Citroën C3 WRC surgiu no oitavo posto da tabela, Craih Breen, antecedendo o quarto melhor WRC2, o italiano Umberto Scandola, e o Campeão Europeu em título, Kajetan Kajetanowicz. Um contraste com o líder do campeonato do Mundo, Thierry Neuville, que aos comandos do terceiro Hyundai não foi além do 13º tempo.

Classificação após a 1ª PE

1º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) 2m11,2s

2º Kalle Rovanpera/Juho Huttunen (Skoda) + 0,1s

3º Ole Christian Veiby/Sven Skjaermoen (Skoda) + 0,2s

4º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai) + 0,4s

5º Jan Kopecky/Petr Dressler (Skoda) + 0,6s

6º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 0,9s

7º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 1,0s

8º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 1,1s

9º Umberto Scandola/A. Gaspari (Skoda) + 1,3s

10º Kaito Kajetanowicz/Macej Szczepaniank (Ford) + 1,4s

Em destaque

Subir