Nas Notícias

Talões de multibanco e recibos de supermercado têm tóxico associado a diversas doenças

multibanco 2multibancoSegundo um estudo, os recibos que são emitidos por caixas multibanco, por lojas e supermercados contêm produtos químicos tóxicos. Em causa está o bisfenol A (BPA), que está associada a diversas doenças, desde cancro a obesidade, entre outros problemas de saúde. O estudo foi publicado na revista da Jama – Associação Médica Americana.

Manusear recibos de supermercado e talões multibanco pode acarretar problemas para a saúde, segundo conclui um estudo norte-americano, que comparou a urina de indivíduos que estiveram em contacto com o papel térmico usado neste tipo de impressos, com a de outras pessoas que usaram luvas.

A equipa de investigadores – liderada por Shelley Ehrlich, investigadora do Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati, nos EUA – verificou que quem não usava luvas apresentava maiores níveis de bisfenol A na urina, em comparação com os indivíduos que foram protegidos com as em luvas.

Participaram no trabalho 24 voluntários, que cederam as amostras de urina, antes e depois de manusear os recibos impressos (com e sem luvas). E os cientistas verificaram que o BPA estava presente em todas as amostras de urina das pessoas que não foram protegidas com luvas e manusearam aqueles impressos.

A exposição a esta substância está associada a diversas doenças, como cancro, ou a atrasos no desenvolvimento cerebral nas crianças. Também tem relação com problemas de obesidade ou infertilidade. O bisfenol A está presente no papel térmico dos talões multibanco e recibos que todos os dias são emitidos, mas também é encontrado em embalagens plásticas e em enlatados. Alguns países já baniram algumas chupetas com aquela substância, segundo revela o site UOL.

Apesar destas conclusões, os investigadores alertam para a necessidade de estudos complementares, que possam fornecer mais informação. No entanto, os resultados obtidos nesta pesquisa foram suficientemente esclarecedores e devem merecer a atenção de pessoas que manuseiam papéis térmicos, sobretudo funcionários que estão em permanente contacto.

Estudos anteriores desaconselham o toque em material que tenha bisfenol A por parte de grávidas.

Em destaque

Subir