Mundo

Tailandês detido por gostar de uma imagem no Facebook

detido por likeUm operário fabril foi detido, na Tailândia, por fazer um ‘like’ no Facebook. Thanakorn Siripaiboon, de 27 anos, gostou de uma imagem publicada por um grupo anti-monarquia. Vai a tribunal militar responder por ofensas à família real.

Ao deixar o gosto na imagem, diz a acusação, o arguido insultou o Rei, a rainha, os herdeiros e a regência, podendo apanhar 15 anos de prisão por cada ofensa.

De acordo com o Bangkok Post, o operário, que foi detido num momento em que estava a trabalhar, numa fábrica nas proximidades de Banguecoque, está também indiciado por corrupção.

Thanakorn Siripaiboon vai responder em tribunal militar porque… na Tailândia não há outro.

Segundo a polícia, citada pelo jornal, o primeiro crime do arguido foi ter publicado uma infografia que referia um alegado, suborno aceite pelas autoridades, para facilitar o projeto multimilionário do Rajabhakti Park.

Siripaiboon confessou ter visto a imagem e partilhado no Facebook, ainda citando a polícia, que não prestou qualquer esclarecimento sobre a alegada infografia.

A prática destes crimes foi descoberta depois das buscas à residência do suspeito, durante as quais foi confiscado o computador que o homem usou para partilhar a imagem anti-monarquia.

A detenção surge numa altura de tensão entre a Tailândia e os EUA, depois do embaixador norte-americano, Glyn Davies, ter incorrido no crime de lesa-majestade durante um discurso em defesa da liberdade de expressão.

Em destaque

Subir