Desporto

Taça: FC Porto implacável com outro colombiano goleador

FC Porto conquista 16.ª Taça de Portugal, batendo o Vitória de Guimarães por 6-2, num jogo marcado pelo ‘hat-trick’ de James Rodríguez, o ‘outro’ colombiano goleador, na ausência do seu compatriota Radamel Falcao. A equipa de André Villas-Boas encerra a temporada com o quatro troféus na galeria.

Os números primeiro: 16.ª Taça de Portugal, no quarto troféu da temporada, feito que o clube conseguira na longuínqua época de 1987/88. Seis golos marcados, metade de James, o jovem colombiano que quis ser protagonista, com eficácia e arte.

A equipa de André Villas-Boas marcou cinco golos na primeira parte e fez o Vitória de Guimarães despertar de um sonho: garantir a primeira Taça de Portugal da sua história, na segunda presença em finais do Estádio do Jamor.

Alguns factos parecem ter determinado este encontro. Desde logo, o tento madrugador de James, bem como a forte reação do FC Porto aos golos do adversário. Duas falhas do conjunto de Manuel Machado representam a estocada final: uma no ataque, com Edgar a falhar um penálti, e uma da defesa, que permitiu um golo de canto direto.

Os números expressivos do resultado final e o facto de terem sido marcados sete golos na primeira parte são bem o espelho do brilhante jogo que os dois finalistas proporcionaram, no Estádio do Jamor.

Sem Falcao, mas com muita confiança, fruto de muitas conquistas recentes, o FC Porto não demorou a mostrar a sede de vitória. O 5-2 ao intervalo deixou perceber que o Vitória pouco poderia fazer para evitar o desaire. A segunda parte foi controlada por uma equipa segura, perante um adversário resignado, apesar de abnegado.

James Rodríguez, que abrira as portas da vitória, fechou com chave de ouro uma época triunfal. Alguém disse que faltava um colombiano goleador no onze? A festa voltou a sair às ruas da cidade do Porto.

Em destaque

Subir