Apresentações/Novidades

Suzuki SX4 S- Cross promete ser o SUV mais acessível do mercado

suzukisx4scross1

O novo Suzuki SX4 S-Cross é o mais recente SUV do mercado automóvel. Um modelo que promete ser o mais acessível do seu segmento, com preços a partir dos 16 mil euros.

Inserido na renovação da gama da marca japonesa, que anteriormente recebeu a mais recente geração do Vitara, o novo modelo tem argumentos estéticos e de preço que não são dispicientes num país como o nosso.

Uma estética agressiva, ainda que inspirada em propostas que encontramos nos patamares superiores do segmento dos Sport Utility Vehicles, o novo SX4 S-Cross promete ser uma ‘fera’ para a concorrência.

A Suzuki não faz a coisa por menos, propondo um automóvel apelativo, destacando-se o design agressivo da secção dianteira, destacando-se a grelha em lamínas enquadrando óticas com LED integrados, o capot saliente dos guarda-lamas dianteiros, proteções do pára-choques e um perfil compacto do flanco e da traseira, ainda que não muito original.

O SX4 S-Cross utiliza a mesma plataforma da anterior geração, embora seja mais alto (10 milímetros), mais largo (20 mm) e possua maior distância entre eixos (15mm). O que ajuda em termos de estabilidade.

suzukisx4scross2

No habitáculo nota-se um grande empenho em dotar este Suzuki de bons materiais e de tecnologia que proporcionem mais conforto e entretenimento, destacando-se uma consola redesenhada, onde pontifica agora um ecrã tátil que serve o sistema de navegação e media, bem como os comandos de fácil utilização.

O espaço a bordo também é razoável para cinco adultos sendo que a capacidade de carga original é de 440 litros, extensível para 1269 com o rebatimento dos bancos traseiros e contando com o espaço existente sob o piso falso amovível.

No nosso país o SX4 S-Cross estar é disponível em três níveis de equipamento – GL; GLE e GLX, sendo que a Suzuki considera que a intermédia é a que vai ter mais procura, pois já inclui elementos da grelha e frisos cromados, faróis dianteiros LED, sensores de luz e chuva, sistema stop & start, retrovisor interior eletrocromático, mãos livres Bluetooth, câmara de estacionamento traseira e bancos dianteiros aquecidos.

O GLX acrescenta ainda o sistema de travagem automática, o cruise control adaptativo por radar e o aviso luminoso de travagem de emergência.

Apenas disponível com tração dianteira para os motores menos potentes e integral apenas para os mais poderosos, o SX4 Cross situa-se naturalmente acima do Vitara e quer destronar nomes perfeitamente estabelecidos no segmento, nem que para isso recorra a motores de menor cilindrada.

Veja-se o exemplo da motorização de entrada na gama – o 1.0 DITC – que na versão GL é proposta 17.394 euros, caso não não opte pelo financiamento da marca, que faz descer esse valor em 1500 euros. Mas com o motor a gasolina Boosterjet (111 cv) esse valor pode ficar abaixo dos 16 mil euros.

Mais poderoso o 1.4 Boosterjet transmite 140 cv de potência ao Suzuki SX4 Cross, um pouco mais do que o DDiS (Diesel) de 120 cv. No primeiro caso a versão mais acessível custa 24711 euros, enquanto no seguinte arranca nos 25.123 euros.

suzukisxscross3

Em destaque

Subir