Desporto

Sporting vence processo Palhinha

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu razão ao provimento apresentado pelo Sporting e anulou o cartão amarelo mostrado a João Palhinha no Estádio do Bessa.

“Declarar procedente o presente recurso quanto ao invocado não cometimento pelo demandante da infração disciplinar prevista e punida no artigo 164.º, n.º 7, do RDLPFP, por ausência na concreta situação sub judice do pressuposto factual objetivo típico de que depende tal cometimento, anulando, consequentemente, a decisão disciplinar sancionatória recorrida, com absolvição do demandante da infração por que foi disciplinarmente sancionado com suspensão de 1 (um) jogo e multa de € 153,00 (cento e cinquenta e três euros)”, pode ler-se no acordão, citado pelo jornal A Bola.

Além disso, o TAD salienta que o árbitro da partida reconheceu o erro e isso deveria ter sido levado em conta pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. 

“Conforme resulta do 22.º facto considerado provado, segundo a afirmação do próprio Fábio Veríssimo, o árbitro do jogo sub judice, a sua exibição ao Demandante do cartão amarelo identificado no 2.º facto considerado provado não foi, segundo as normas técnicas e disciplinares da própria competição desportiva, uma atuação adequada”, explica-se ainda.

O centrocampista, recorde-se, viu o quinto amarelo na visita dos leões ao Boavista (vitória do Sporting por 2-0), a 26 de janeiro, tendo o provimento da providência cautelar apresentada pelo Sporting permitido que fosse utilizado pelo treinador leonino Rúben Amorim na vitória frente ao rival Benfica, por 1-0, no dérbi da 16.ª jornada da I Liga, a partir dos 61 minutos, depois de ter começado o encontro no banco de suplentes.

Palhinha foi castigado a 27 de janeiro, em processo sumário, tendo o pleno da secção profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol considerado improcedente o recurso do jogador.

O treinador do Sporting, Rúben Amorim, garantiu sempre que o caso Palhinha não causava qualquer perturbação em Alvalade, uma vez que o clube “fez tudo de acordo com a lei”.

Em destaque

Subir